TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA MUSICAL

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A tecnologia está em todas as partes e em quase tudo que fizemos no nosso dia-a-dia, e no mundo musical não é diferente. No meio musical, a criação de novas tecnologias ajudaram muito para o desenvolvimento desta arte milenar, que foi originada com recursos primitivos e ao longo do tempo foi se aperfeiçoando com o surgimento de novas tecnologias.

A escrita musical é considerada o principal avanço tecnológico nesta área. Com a linguagem musical há a preservação da música de forma intacta, inclusive com o passar dos tempos, pois, mesmo que a música não esteja mais sendo executada, ela vai estar preservada, originalmente. Com ela, uma música pode ser tocada ou cantada por várias pessoas, de mesma forma, inclusive com instrumentos diferentes. Facilita a comunicação, onde alguém pode passar uma música para outra pessoa, mesmo à distância, e esta terá condições de tocá-la mesmo sem conhecê-la.

O uso da partitura é indispensável para uma leitura completa que inclua ritmo, melodia, dinâmicas, etc, pois em outras maneiras não seria possível o entendimento por completo de sua escrita. Podemos inventar música, cantar, fazer desafios e até mesmo tocar “de ouvido”, isto é, tentar reproduzir em um instrumento alguma música de nossa preferência ou alguma idéia musical que tenhamos inventado. Mas, ao agir dessa forma, ficamos limitados aos nossos sentidos e à nossa memória. Assim, desperdiçamos a riqueza musical que foi construída por vários artistas ao longo dos séculos.

Outro ponto muito importante foi a invenção do fonógrafo, feito por Thomas Edison. Ele foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons, inclusive a música. A partir desta criação as pessoas tinham acesso às músicas sem precisar estar presente aos que à executam, podendo ouvir quantas vezes quiserem a canção. Também ajudou os músicos na divulgação de seus trabalhos, mas não de uma forma tão ampla, como viria a ser depois da digitalização.

O primeiro invento digital, que colaborou para esta divulgação, foi o rádio, que trouxe a possibilidade de transmissão de voz e música pelas ondas Hertzianas. O rádio continua com grande audiência, inclusive de forma “on-line”, sendo ainda considerado um dos principais meios de divulgação musical.

A televisão ampliou esse cenário, pois, além de ouvir a música, o espectador teve o privilégio a ver a imagem viva do cantor, com seus instrumentos e até coreografias buscando atrair seus fãs.

Depois veio a Internet, que permite transformar a música em arquivo digital virtual e cria uma aldeia global sonora através de download, formando um comércio eletrônico. A disseminação instantânea reduz distâncias entre o músico e seu público. Os produtores podem difundir com facilidade sua obra, tornando-a virtualmente acessível a milhões de pessoas. Os consumidores, através de busca na Internet, ampliam as possibilidades encontrar a música preferida.

Também através da tecnologia dos computadores surgiram os softwares, voltados para a área musical. Existem vários programas de edição de áudio que podemos usar para adicionarmos efeitos sonoros, cortar e colar trechos do um arquivo, eliminar ruídos e também pode ser usado como gravador de áudio, para isso existe um programa especifico, com mais recursos. Outro programa é o editor de partituras. O editor ajuda o usuário a ter mais agilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com