TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Digital e Tecnologias para Educação Musical

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

Turma DGMUS1902BHOA0S

Alunos Grupo 5:

Alice Maria da Silva Rodrigues – RA 8099229

Igor Soares Brito – RA 8098693

Jéssica de Almeida Lopes – RA 8095415

Lucas Guilherme dos Santos- RA 8093505

Peterson Breno de Campos Oliveira - RA

Planejamento para a criação e uso WebQuest em aulas de música,
apoiada por um áudio (Audacity) e uma partitura (MuseScore)

Portfólio 1 apresentado para a disciplina Cultura Digital e Tecnologias para Educação Musical, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha.[pic 3]


[pic 4]

  1. Panorama/Contextualização (elementos fictícios):

Dados escolares: Ensino básico da rede pública e particular, para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Perfil dos alunos: Alunos com faixa etária entre 09 a 15 anos que já fazem aulas de música periodicamente em sua grade curricular, sob a coordenação de um professor.

Número de alunos da turma/classe: 30 alunos  por  turma,  sendo  aproximadamente

18 salas do 4º ano ao 9º ano das redes de ensino público e privado.

Local da(s) aula(s), infraestrutura e equipamentos: Laboratório de informática da instituição de ensino. Requisitos mínimos: Computadores com acesso a internet, equipados com microfone, caixas de som e contendo os softwares (Audacity e Musescore).

Estimativa de carga horária: 5 a 10 aulas com 50 minutos cada.

  1. Planejamento da aula

O objetivo da WebQuest será facilitar o aprendizado do aluno por outros meios de comunicação, despertando também o lado autodidata do mesmo e tornando a experiência mais lúdica.

Primeiramente, o professor deve passar aos alunos um conteúdo introdutório de Elementos musicais (Melodia, Harmonia e Ritmo) mas prezando o elemento melódico que será o foco da aula. Em seguida, o professor irá apresentar para seus alunos as notas musicas naturais. Feito isso, eles farão juntos, uma pesquisa através do link (https://www.descomplicandoamusica.com/tom-semitom/) para conhecer e aprender mais sobre as distâncias dessas notas. Utilizando desse mesmo conteúdo, o professor deve introduzir a matéria de escala maior e concomitantemente aplicar a primeira dinâmica; escrever as notas no pentagrama utilizando o programa MuseScore. Depois da atividade, o professor irá orientar os alunos a reproduzirem inicialmente a escala escrita apertando a tecla “play”do MuseScore, e posteriormente, ele dará início a segunda dinâmica; tocar a escala escrita no intrumento (físico ou digital) e gravar o áudio no Audacity. Concluindo o processo, o professor disponibilizará os áudios gravados para os alunos apreciarem e fará uma amostra da aplicabilidade do conteúdo estudado, usando a música Asa Branca – Luiz Gonzaga como exemplo.

2.1. Tema - conteúdo musical a ser aprendido

Conhecer a estrutura da Escala Maior, com a finalidade de aprender a executar linhas melódicas  utilizando a obra Asa Branca – Luiz Gonzaga como modelo. Ao final do estudo, será criada a partir do Musescore, uma partitura contendo a melodia da música citada acima e posteriormente produzir uma gravação usando a ferramenta Audacity.

2.2. Objetivos de aprendizagem dos alunos

 Identificar a esturtura que compôe uma escala maior;

 Desenvolver a habilidade de criar linhas melódicas;

 Despertar e potencializar no aluno novas competências para um bom trabalho em equipe ;

 Reconhecer as notas dessa escala no pentagrama.

 Conhecer as principais funções e ferramentas dos softwares MuseScore e Audacity;

 Executar a edição de partituras usando o Musescore;

 Executar a criação de aúdio usando o Audacity;

2.3. Estratégias (sequência das atividades)

No laboratório, os alunos formarão grupos de até 4 pessoas. Feito isso, o grupo terá que pesquisar sobre a estrutura da escala maior utilizando os recursos da WebQuest. Em seguida, usando a ferramenta MuseScore, eles deverão escrever, com base a estrutura, as notas da escala no pentagrama. Logo após, o grupo realizará a execução da escala no instrumento e gravar um áudio no programa Audacity. No final da aula, os alunos terão acesso as suas gravações e poderão compartilhar com os seus demais colegas de classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (256.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com