TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CECÍLIA MARQUES VALVERDE

A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

CATAGUASES – MG

2018

CECÍLIA MARQUES VALVERDE

A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Curso de Pós – Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação como parte das exigências da disciplina Educação online, Fotografia e Cultura Visual.

CATAGUASES – MG

2018

RESUMO

O presente trabalho busca apresentar um plano de ação educacional utilizando a fotografia como um instrumento auxiliar no processo de ensino – aprendizagem, favorecendo ao aluno do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha, um melhor estudo da cultura do município de Cataguases. Tal trabalho se justifica por muitas vezes toda a cultura de uma cidade passar despercebida, bem como seus espaços de convivência, sua arquitetura e sua história. Além disso, é necessário buscar novas ferramentas auxiliares no processo de ensino – aprendizagem, como o uso da fotografia, atualmente um meio utilizado por quase todas através de câmeras fotográficas embutidas em celulares. A proposta consiste em visitações a determinados pontos históricos da cidade de Cataguases, que serão fotografados pelos alunos e posteriormente postados no aplicativo Instagram buscando um maior conhecimento sobre o espaço que cerca os alunos. Dessa forma, é possível concluir que o aluno poderá, com um olhar mais apurado, fotografar esses espaços, entender sua história, divulgar o que foi realizado e se interessar mais por artes e pela cultura.

Palavras – chave: Fotografia. Cultura. Espaços históricos. Urbanismo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL        8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aponta para uma atividade desenvolvida com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (CAIC), situada na Rua das Indústrias 450, Bairro Santa Clara, no município de Cataguases. De acordo com o Censo Escolar 2016, a escola conta com um total de 538 alunos, sendo 152 no Ensino Infantil, 126 no Ensino Fundamental I e 260 no Ensino Fundamental II.  

O Gráfico 1 apresenta a média de alunos por turma da escola citada.

Gráfico 1 – Média de alunos por turma da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha

[pic 1]

Fonte: Melhor Escola (2017).

        O município de Cataguases está localizado na Mesorregião da Zona da Mata Mineira, a 320 km da capital Belo Horizonte. Seu território apresenta área de 491,7 km² incluindo a sede municipal e os distritos de Aracati de Minas, Cataguarino, Glória de Cataguases, Sereno e Vista Alegre. Possui cerca de 75 mil habitantes e é muito conhecida por suas indústrias, destacando a Companhia Industrial Cataguases, uma das mais importantes no setor de tecelagem do país.

        De acordo com IBGE (2017), Cataguases é uma cidade histórica de Minas Gerais, tendo gravado seu nome no cinema brasileiro com Humberto Mauro nos anos 1920 e alcançando grande repercussão com o Movimento Verde. Esteve à frente do Movimento Moderno de arquitetura na década de 1940, graças às ações de Francisco Inácio Peixoto e José Pacheco de Medeiros Filho, que levaram diversos arquitetos e artistas modernos para desenhar uma nova estética à Cataguases, que ganhou traços de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Burle Marx, Joaquim Tenreiro, Djanira, Jan Zach e José Pedrosa.

        Na década de 1960 contou com vários movimentos culturais de vanguarda, destacando o Centro de Arte de Cataguases e o Centro de Arte Experimental de Cataguases. Atualmente, o município se destaca no campo cultural pelo investimento em artes, geralmente patrocinado pelas empresas Companhia Industrial Cataguases, Energisa e Bauminas, onde podemos apontar o Instituto Francisca de Souza Peixoto, a Fundação Ormeu Junqueira Botelho e a Casa de Cultura Simão.

        Toda essa cultura passa despercebida pelos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha que, em uma conversa informal, afirmaram desconhecer as esferas culturais que envolvem o município de Cataguases, bem como seu histórico cultural e artístico.

        Foi verificado que os alunos possuíam aparelhos celulares ou smartphones que contam com câmeras fotográficas e que tirar fotos e postá-las em redes sociais como o Instragram é uma atividade comum e praticamente diária para eles. Dessa forma, ocorreu a proposta de utilizar a fotografia como modo de conhecer melhor o município em que vivem, explorando sua arquitetura e seus espaços culturais.  

        O presente trabalho possui como objetivo geral: elaborar um plano de ação educacional com os alunos do Ensino Fundamental II envolvendo o uso da fotografia para um maior conhecimento sobre o município de Cataguases, envolvendo arte, cultura e urbanismo.

        Possui como objetivos específicos: analisar o uso da fotografia como um instrumento de educação dentro das salas de aula; estudar a arte aplicada nas escolas como forma de auxílio ao conhecimento.

        Tal trabalho se justifica por muitas vezes toda a cultura de uma cidade passar despercebida, bem como seus espaços de convivência, sua arquitetura e sua história. Além disso, é necessário buscar novas formas e ferramentas auxiliares no processo de ensino – aprendizagem, como o uso da fotografia, atualmente um meio utilizado por quase todas através de câmeras fotográficas embutidas em celulares e smartphones, além de aplicativos com inúmeros recursos voltados para essa realidade tão comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com