TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUNS TEXTOS UTILIZADOS EM TRABALHO EM SALA DE AULA

Por:   •  16/5/2020  •  Ensaio  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Martin Luther King Jr. é considerado um dos mais importantes líderes de movimentos que conclamavam pela ampliação dos direitos civis aos negros estadunidenses nas décadas de 1950 e 1960. King era um pastor protestante pacifista e adepto das ideias de desobediência civil.  Durante a Marcha sobre Washington, Martin Luther King realizou o seu discurso mais famoso, conhecido como "Eu Tenho um Sonho" em que defendeu uma sociedade onde todos seriam iguais sem distinção de raça e que negros e brancos poderiam conviver em harmonia.

Em 1957, fundou e presidiu a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC). Em 1964 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Martin Luther King Jr. foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968 por James Earl Ray.

Rosa Parks era uma costureira do estado do Alabama na cidade de Montgomery. No dia 1 de dezembro de 1955, ela estava andando de ônibus sentada numa fileira reservada às pessoas negras. Quando um homem branco entrou, o motorista do veículo disse a todos na fileira na qual ela estava que se movessem para trás para criar uma nova para os brancos. Todos os negros na fila cumpriram o determinado, porém Rosa recusou-se e foi presa por desobedecer à ordem do motorista.

Foi condenada a pagar uma multa. Esse acontecimento gerou o boicote aos ônibus de Montgomery.

Como consequência, Rosa Parks é considerada uma pioneira, e as vezes até como a mãe do Movimento dos Direitos Civis. Morreu de causas naturais em 24 de outubro de 2005.

Amelia Boynton Robinson foi uma das lideranças do movimento dos direitos civis no Alabama e figura chave nas Marchas de Selma a Montgomery em 1965. A maioria dos afro-americanos foi efetivamente excluída da política por décadas e, por isso, passava por dificuldades para fazer o registro para poder votar. Em 1964 Boynton concorreu para o Congresso pelo Alabama, esperando encorajar o registro dos negros para a eleição.  Foi a primeira mulher afro-americana a disputar um cargo pelo Partido Democrata naquele Estado.

A Marcha de Selma a Montgomery conseguiu destaque nacional devido a forma violenta como foi reprimido pela polícia local, resultaram na aprovação da Lei dos Direitos ao Voto em 1965.

Amelia foi convidada de honra na Casa Branca no dia da assinatura do documento. Morreu aos 104 anos em 26 de agosto de 2015.

"Separados, mas iguais" foi uma doutrina jurídica da lei constitucional que justificava e permitia a segregação racial nos Estados Unidos. Sob esta doutrina, o governo podia permitir que setores públicos ou privados como os de serviços, moradia, educação e transporte pudessem ser separados baseado em raça, desde que a qualidade de cada um destes serviços fosse igual.  Esta doutrina foi confirmada na decisão Plessy V. Ferguson de 1896 pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que legalizou a segregação racial no nível estadual.

A corte decidiu, por 7 votos a 1 declarar que a segregação nos estados do sul não violava a constituição. A doutrina “separados, mas iguais” perdeu seu valor jurídico com a decisão da Suprema Corte no caso Brown v. Board of Education em 1954.

O movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos foi a campanha por direitos civis e igualdade para a comunidade afro-americana nos Estados Unidos. Os negros foram escravizados nos EUA de 1619, trazidos da África por colonos ingleses, até 1863, com o fim da Guerra Civil, a Proclamação de Emancipação e o início da Reconstrução Americana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com