TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE DA GUERRA

Ensaios: ARTE DA GUERRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Os Nove Territórios -- Capítulo XI do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu

Uma operação militar deve ser como uma cobra veloz, que quando tocada na cabeça ataca com a cauda; quando tocada na cauda, ataca com a cabeça e quando é tocada no meio, ataca com a cabeça e com a cauda.

Gente, confesso que se A Arte da Guerra fosse uma dissertação de mestrado e eu, o orientador do Sun Tzu, já teria perdido a paciência com o cara. Mais uma vez, ele me começa bem um capítulo e, sem mais nem menos, envereda por caminhos completamente alheios ao proposto.

Obviamente, é o caso deste capítulo, que pode ser dividido em pelo menos duas partes: na primeira, se discutem, de fato, os nove territórios do título; na segunda, voltam à ribalta diversos conceitos já analisados anteriormente. A conversa sobre territórios, embora apresente alguns elementos da discussão sobre terrenos, trata de um conceito mais amplo. No entanto, assim como o capítulo anterior, nos brinda com uma relação objetiva.

Temos, pois, os territórios disperso, de fronteira, chave, aberto, de intersecção, perigoso, difícil, cercado e mortal. Sun Tzu explica:

1. Disperso - onde os grupos locais lutam entre si

2. De fronteira - no qual se penetra, mas não muito

3. Chave - igualmente vantajoso para ambos os lados

4. Aberto - onde todos entram e saem como desejado

5. De intersecção - um Estado cercado por outros três inimigos, que confere a "vantagem celeste" a quem dele se apoderar

6. Perigoso - no qual se penetra fundo em terras estranhas, deixando muitas vilas inimigas para trás

7. Cercado - apertado e sinuoso, no qual uma pequena tropa inimiga, mesmo estando em inferioridade, pode atacar

8. Mortal - onde um exército sobrevive apenas se lutar desesperadamente

Claro, também nos é dado saber como nos portarmos em relação a cada tipo de território. Nas palavras do próprio mestre:

Não lute em territórios dispersos; não pare em territórios de fronteira; não ataque um território chave; não interfira em territórios abertos; em territórios de intersecção, faça alianças; em território perigoso, saqueie; em território difícil seja rápido; em territórios cercados faça planos; em territórios mortais, lute.

Locais de morte, ou mortais, ou mortíferos...

Do que foi dito acima, um conceito parece destacar-se no que se refere a territórios ou terrenos: o de local mortífero. Tanto que, em mais dois momentos neste capítulo, tais tipos de lugar são referenciados.

No primeiro, aparentemente no contexto de levar a cabo uma invasão, o conselho é situar as tropas num território mortal, "para que elas não tenham saída e lutem ferozmente". Assim, os "guerreiros darão o melhor de suas forças", farão o impossível diante do inesperado, "não temerão o perigo, e ficarão firmes". Em outras palavras, por não ter opção, lutarão até a morte.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com