TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  30/10/2021  •  Artigo  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 14

FAEP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA

ARTES VISUAIS

VIVIANI PÁSCUI

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

SÃO PAULO

2021

VIVIANI PÁSCUI

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação Paulistana como requisito parcial para a conclusão do curso de Artes Visuais.

Orientador: ALEX BENJAMIN DE LIMA

SÃO PAULO

2021

VIVIANI PÁSCUI

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Artigo Científico apresentado à Faculdade de Educação Paulistana, como requisito parcial para a Conclusão do curso de Artes Visuais.

Aprovado em:

Banca Examinadora:

Orientador(a) Prof(a) Ms___________________________________________

Assinatura_______________________________________________________

Prof(a) _________________________________________________________

Assinatura_______________________________________________________

Prof(a) Ms_______________________________________________________

Assinatura_______________________________________________________


ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

VIVIANI PÁSCUI

Faculdade de Educação Paulistana

RESUMO

        É possível afirmar atualmente que a Educação Infantil tem sido alvo de diversas análises que procuram explanar e debater acerca das propostas pedagógicas que são aplicadas na disciplina de artes visuais e para o atendimento especifico das crianças de 0 a 5 anos. É importante que nesta afirmação ainda se leve em conta que a ação dos educadores busca o desenvolvimento das diferentes linguagens, porém, as propostas em sua maioria têm enfatizado a linguagem oral e escrita e abordado, apenas de maneira muito superficial, a presença de outras linguagens, entre as quais as linguagens artísticas, envolvendo: música, dança, teatro, entre outras. Nesta pesquisa de base bibliográfica procuramos refletir e analisar as diferentes linguagens existentes como forma efetiva de comunicação e expressão não só do adulto, mas também infantil, e traças ainda um paralelo de como esta pode ser tida como um repertório de conhecimentos construídos culturalmente e ao qual a criança pode ter acesso através das ações dos professores.

Palavras-chave: Multilinguagens. Educação infantil. Artes.

INTRODUÇÃO

        Quando falamos de Artes Visuais, podemos dizer que estamos tratando da maneira que enxergamos as emoções humanas e os sentimentos, da maneira pela qual nos comunicamos. Entre estes sentimentos podemos citar tristeza, alegria, rancor, e vários outros, que tem como consequência a identificação com itens advindos de sua cultura e também a escrita de sua própria história.

A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do que sabemos sobre o pensamento e os sentimentos das mais diversas pessoas, povos, países, épocas são conhecimentos que obtivemos única e exclusivamente por meio de suas músicas, teatro, pintura, dança, cinema, etc. (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998, p.14).

Tais emoções existem desde os tempos primitivos, o que pode ser visto em registros feitos há séculos em paredes de cavernas. Apesar de ter se passado tanto tempo, ainda existem, e não é errado afirmar que tal maneira de expressão estará sempre presente no comportamento humano, sendo que o que será diferente em tempos futuros são as pessoas e o lugar que estas ocupam no meio social. No passado os desenhos eram feitos em pedras, como meio de comunicação entre as civilizações que existiam, ou até mesmo de controle. Porém, vivemos em tempos diferentes, onde a tecnologia tornou-se forte aliada da comunicação, no qual os desenhos são feitos usando as mais diversas ferramentas relacionada à mesma. Tecnologia esta que vem trazendo muitas transformações sobre si e várias descobertas referentes e cada cultura existente no mundo. As imagens fazem com que as ideias dos alunos se ampliem diante dos desenhos, desenvolvendo suas habilidades e capacidades, tanto de interpretação, como as de compreensão, o que implica na visão de mundo, ou seja, a forma como a realidade a sua volta é enxergada.

As pinturas rupestres e as artes primitivas já existiam no Brasil, muito antes da colonização, seja por meio das pinturas ou até mesmo quando tratamos das artes indígenas. Todavia, o ensino formal das artes foi iniciado no Brasil apenas com a chegada dos Jesuítas ao nosso país, o que não significa que eram abordadas as artes visuais. O foco foi dado apenas as artes literárias, que àquela época era considerada mais valiosa que os trabalhos manuais, como os que eram realizados pelos indígenas. O trabalho manual, até então, era um trabalho realizado pelos menos favorecidos, uma vez que a elite eram os que recebiam educação de “primeira linha” para que pudessem ser alçados ao mercado internacional.

Neste contexto, as Artes Visuais representam um saber artístico que proporcionará o desenvolvimento estético, criativo e expressivo da criança na Educação Infantil, auxiliando no seu processo de formação intelectual, afetivo e social.

O PRIMEIRO CONTATO COM A ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR

        A Educação Infantil é um período muito marcante na vida das crianças, pois é quando acontecem suas primeiras experiências na vida escolar. Neste sentido, são muito importantes os primeiros conhecimentos que os alunos recebem, sendo que as Artes Visuais devem ser trabalhadas de forma significativa pelos professores por ser uma forma de linguagem e por estar presente no cotidiano de todos os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com