TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRIMEIRAS FORMAS DE CONHECIMENTO HUMANO FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

As primeiras formas de conhecimento humano foram divididas em três. O primeiro teológico, que tem por finalidade explicar dos agentes sobrenaturais. Depois vem o metafísico que investiga o objeto. E por final o exaltado que descreve os fenômenos e os utiliza para denominar a natureza.

        Após a revolução  cientifica, houve uma separação entre filosofia e ciência. Como consequência desse acontecimento, cada ciência  passou a buscar métodos particulares para suas investigações. Com o passar do tempo o trabalho manual foi passado para trás pelo conhecimento prático, que tomou o seu lugar.

        Metodologia é a ciência que estuda os métodos de uma investigação, auxiliando os pesquisadores e normalizando os procedimentos. Para se alcançar o conhecimento é necessário  ser escolhido o caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo final do trabalho. O pesquisador tem que estar ciente do que ele procura, como ele vai alcançar e o por que dessa busca.

        No caso das ciências jurídicas, somente o conhecimento do objeto não basta, é necessário que se tenha um conhecimento mais amplo, precisa-se entender o que está ao redor do foco, o que o complementa.

Algumas das metodologias, que são as etapas do conhecimento humano, são:

Racionalismo: Conhecimento buscado pela razão
Empirismo: Usa da observação e expermentação para busca do conhecimento.
Idealismo transcedental: Prega que não existe razão pura e o conhecimento só se faz pela união entre observação e razão.
Positivismo: Afirma que o conhecimento só pode ser obtido pelo método da ciência da natureza
Dialética: Movimento que se faz pela tese, antítese e síntese. Que seria a firmação, a negação e a negação da negação.
Fenomenologismo: Segundo Hegel é a Teoria transcendental do conhecimento. Essa metodoligia chega ao conhecimento por meio da intuição.
Funcionalismo: “Tudo que existe na sociedade tem um significado”. Estuda a sociedade a partir da função de suas unidades.
Estruturalismo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com