TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTETERAPIA: UMA FERRAMENTE NO PROCESSO DO LUTO

Por:   •  24/3/2017  •  Monografia  •  21.546 Palavras (87 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 87

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA 

Programa de Pós-Graduação em Artes

Instituto de Artes/SP

MARIA ROSINEIDE DE OLIVEIRA BARBERI

ARTETERAPIA: UMA FERRAMENTE NO PROCESSO DO LUTO

 

São Paulo

2016

MARIA ROSINEIDE DE OLIVEIRA BARBERI

ARTETERAPIA: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DO LUTO

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP Universidade

Estadual Paulista como exigência parcial para obtenção do título de especialista em Arte terapia/Terapias Expressivas.

                                                     Orientadora: Prof. Dra. Ana Mª Mezzarana Kiyan

                                                     

                                                     

                                                          São Paulo

2016


AGRADECIMENTOS:

                 Agradeço primeiramente a minha orientadora, por sua disponibilidade, sempre cordial e atenta as minhas indagações, pertinentes ou não a pesquisa que me dispôs a trilhar. Aos professores pela oportunidade de compartilhar suas experiências que de um modo direito, através de suas falas ou indireto, através das indicações de leituras me ajudaram a compreender, que a arte terapia não é um campo engessado, mas uma ciência viva, que permanecerá em desenvolvimento continuo, por isso mesmo, rica e aberta a múltiplos conceitos e, com sua transdisciplinaridade, enriquece aos que dela se abarcarem. Acima de tudo foram exemplo de profissionais em quem me espelharei.  Aos meus colegas de classe que no caminho e nos descaminhos me ensinaram que são nas diferenças que estão nossas semelhanças. Por fim aos meus familiares que tiveram amorosidade e parceria ao me ajudarem nos momentos de dificuldades físicas e psíquica, á esses “anjos” minha eterna gratidão e amor.  Aos queridos e próximos amigos que sempre me impulsionam e, através de seus olhares, a me enxergar e assim alçar novos vôos, descobrindo novas paisagens e linguagens dantes inimagináveis.

Resumo:

O foco central deste trabalho foi compreender e, forja um ferramental de auxilio, no processo de luto e perdas, tendo como pedra angular, desta compreensão, as abordagens arte terapêuticas e terapias expressivas. A minha angústia ancorava-se, na falta de eco existente em nossos dias com relação ao assunto luto e, suas diversas faces, luto normal advindo da morte ou perda de um objeto amado e, o luto patológico, quando não há um objeto perdido, mas, uma sensação de perda interior que gera uma melancolia similar ao luto.  Compreender o nosso distanciamento dos ritos e processos que os povos antigos davam a essas questões. Porque o homem moderno afastou-se destes ritos?  Angustias oriundas das minhas próprias perdas e lutos.

 Realizei o levantamento bibliográfico, buscando responder como deveria ser o trabalho de acolhimento dos enlutados e indivíduos em situação eminente de lutos e perdas. Refletindo sobre quais as atitudes aconselháveis em tais circunstâncias e como agir em conformidade com os diferentes tipos de lutos e perdas. Iniciei as leituras por Elisabeth Kubler-Ross; continuei com Freud e, sucessivamente lendo e relendo Jung, Parkes, Kiyan e Andrade, entre outros. Busquei entender através destas leituras os tipos de luto e como proceder em seu auxilio com o viés das artes terapias.

Este trabalho dividiu-se em quadro capítulos que se subdividiram, o primeiro foquei na pesquisa das obras que tratam de entender os estados de luto e perdas, por fim como utilizar a arte terapia e terapia expressivas como ferramentas dos próprios afazeres arte terapêuticos, evidenciando que tais pesquisas se encontra abertas e em processo de transformação permanentes.

 Palavras Chaves: Luto, perdas, Arte terapia e terapias expressivas

ABSTRACT

The central focus of this study was to understand and forges a tooling of aid, in the process of grieving and loss, with cornerstone, this understanding, art therapies approaches and expressive therapies. My anguish, anchored in the absence of existing echo in our days with the subject and, its various faces, normal grief from death or loss of a loved object and the pathological mourning, when there is a missing object,but a sense of loss inside that generates a similar Melancholia to mourning. Understand our detachment of rites and processes that ancient peoples gave to these issues. Because modern man moved away of these rites? Angustias from my own losses and grief.

I performed the bibliographic survey, seeking to respond o it should be the work ofreception of bereaved and individuals in situations of imminent grief and loss. Reflecting on what attitudes advisable in such circumstances and how to act in accordance with the different types of grief and loss. I started the readings by Elisabeth Kubler-Ross; I continued with Freud and then reading and rereading Jung, Parkes, Kiyan and Andrade, among others. I sought to understand through these kinds of readingsand how to proceed in your help with the bias of the arts therapies.

This work was divided into chapters that framework if subdivided, the first focused on the research of works that deal with understanding the States of grief and loss, finally using the art therapy and expressive therapy as tools of his own therapeutic artchores, demonstrating that such polls are open and in permanent transformation process.

Key Words : Grief , loss , art therapy and expressive therapy

SUMÁRIO

Introdução: ........................................................................................08/09

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120.7 Kb)   pdf (588.2 Kb)   docx (233.3 Kb)  
Continuar por mais 86 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com