TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arteterapia e o Processo de Individuação

Por:   •  4/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.993 Palavras (20 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 20

A Arteterapia e o Processo de Individuação

1Patricia Hanones Marchesini

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar paralelos entre o processo de individuação e a Arteterapia, numa abordagem da psicologia analítica de C.G. Jung. A arte como função terapêutica é uma ferramenta fundamental dentro do processo de individuação, por oferecer meios de superar desafios. Ao provocar o trânsito de conteúdos entre a consciência e o inconsciente, o processo arte terapêutico integra o novo na vida cotidiana e catalisa as transformações necessárias para que o indivíduo atinja seus potenciais. Através da transformação desencadeada pela energia psíquica mobilizada pelo processo criativo, o indivíduo tem a possibilidade de se encontrar consigo mesmo e se renovar, dia após dia, numa construção da sua identidade. A arteterapia como facilitadora do processo de individuação, tem como função auxiliar na liberação dessa energia psíquica e permitir a ele a sua recriação e o consequente encontro consigo mesmo. Dentro de seu trabalho, Jung aponta em vários momentos para a questão da criatividade como meio para se atingir a individuação. O processo de individuação é o fio condutor da psicologia analítica de C G Jung, cujo objetivo central é levar a pessoa a conhecer-se a si mesma, no sentido de tornar-se um indivíduo único, indivisível, desenvolvendo todo seu potencial ou potência de vida.

Palavras-chaves: Arteterapia, individuação, criatividade, inconsciente

Abstract

This article aims to draw parallels between the individuation process and the Art Therapy, an approach of analytical psychology of CG Jung. Art as therapy function is a fundamental tool of individuation process, to offer ways to overcome challenges. To cause traffic content between consciousness and the unconscious, the therapeutic art process integrates the new in everyday life and catalyzes the transformations necessary for the individual to reach their potential. Through the transformation triggered by psychic energy mobilized the creative process, the individual has the opportunity to meet with himself and renew, day after day, a construction of their identity. Art therapy as a facilitator of the individuation process, serves to assist in the release of this psychic energy and allow him his recreation and the consequent meeting with yourself. Within his work, Jung points at various times to the question of creativity as a means to achieve individuation. The individuation process and the thread of analytical psychology of CG Jung, whose main objective and take the person to know herself, to become a single, indivisible individual, developing their full potential and power of life.

Keywords: art therapy, individuation, creativity, unconscious

1 Estudante de Arteterapia. Formada em Desenho Industrial pela Puc-RJ(2002). Especializacao em Arteterapia na clinica infantil pelo Baalaka (2010).Terapeuta transpessoal com formação em leitura de aura, alinhamento energético, linguagem corporal e terapia breve na abordagem metafisica.

Introdução

“... tornar-se um ser único, na medida em que por individualidade entendemos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o

nosso próprio si mesmo” (Jung)

Sendo o fazer Artísitico por si só transformador na medida em que organiza as experiências subjetivas e põe a energia psíquica em movimento, e a Arteterapia uma técnica que possibilita que conteúdos inconscientes possam emergir e transmutar através de imagens reveladas por meio de linguagens expressivas adequadas a cada pessoa e situação, favorecendo o percurso de estruturação e expansão da personalidade individual, torna-se um recurso eficaz no desenvolvimento humano. Razão pela qual será abordado o processo de individuação segundo a psicologia analítica de C G Jung e como a Arteterapia pode ser utilizada como facilitadora deste processo. Integrando e associando esses dois saberes tendo em vista a importância do potencial criativo inerente ao ser humano.

Observando como o uso das artes em suas várias modalidades favorece a produção simbólica, abrindo uma nova perspectiva emocional do Ser. No fazer criativo, na ação de se expressar através da arte, qualquer que seja a modalidade, passa-se a reconhecer um território próprio, a transformar e a traçar o caminho da individuação.

Jung, em sua obra, descreveu o processo de individuação como, Processo de diferenciação que tem como meta o desenvolvimento da personalidade individual. Descreve este processo como o desenvolvimento do ser, do indivíduo, o processo de formação e particularização da essência individual, cuja finalidade e o desenvolvimento da personalidade individual.

Nesse processo de se descobrir e se expressar, a arte como abordagem terapêutica contribui propiciando elementos para diferenciar sentimentos e experiências, criar novas referências afetivas, socializar o comportamento, dando oportunidade ao indivíduo de reorganizar-se, reconectar-se a sua essência criativa e auxiliando a construir sua identidade.

Citando Liebmann (2000), “A arteterapia usa a arte como meio de expressão pessoal para comunicar sentimentos, em vez de ter como objetivo produtos finais esteticamente agradáveis a serem julgados segundo padrões externos”. Concluímos que e um processo terapêutico que se realiza através da arte não direcionada para função estética e sim para função expressiva.

Ao falar sobre a Arte como facilitadora, o objetivo e abordar o potencial da criatividade e da expressão humana. A possibilidade de criar, de recorrer as imagens internas e traze-las a luz dos olhos da consciência, é uma grande aliada no processo de autodescoberta como diz Johnson, em seu livro ‘Imaginação ativa’, “Inconsciente manifesta-se através de uma linguagem simbólica. Não é somente por um comportamento involuntário ou compulsivo que sentimos o inconsciente. Ele dispõe de dois caminhos naturais para estabelecer uma ligação e conversar com a mente consciente: um deles através do sonho e o outro, da imaginação”.

Sendo a escrita inconsciente essencialmente imagética, a Arteterapia é um meio eficaz para captar e expressar essas imagens, trazendo-as para sua expressão material, abrindo-se para a integração a consciência.

Vivenciar este processo artístico, e ter contato com a forca integradora da arte. E em si, a arte gera a energia que abraça o pensar, o sentir e o agir numa única direção, sem divisões internas durante o instante da criação, tornando o ser integro em si mesmo. Através da manipulação de objetos externos, a energia psíquica modifica estes materiais e por eles é alterada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com