TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O luto da equipe de saúde diante de crianças e adolescentes no processo de morte e morrer

Por:   •  12/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

O luto da equie de saúde diante de crianças e adolescentes no processo de morte e morrer

Diante de um processo de adoecimento nota-se o indivíduo em sua vulnerabilidade, confrontando sua mortalidade e seus medos. Ainda que adultos, há a necessidade de um cuidador, alguém que transmita uma figura de protegção à essa vulnerabilidade e que ajude-o a compreender o seu quadro. A figura de apego, como é chamado o cuidador com o qual se constrói a relação de apego, está ali para cuidá-lo. No momento em que a criança deve ser hospitalizada, constitui-se um tipo de vínculo entre a família e a equie de saúde (pediátra, enfermeiro, psicólogo, fisioterapêuta, etc – figuras de apego). A hospitalização infantil pode considerar-se como um lugar de encontro e interação entre esses dois sistemas que acabam interligando-se com a esperança de cura do paciente em questão e criando, diante da vivência dirária, um vínculo afetivo.

Com muita frequência a equipe lida com um grande número de crianças e adolescentes passando por prognósticos graves e, em muitos casos, com doenças em fase avançada\terminal, no qual a problemática da morte se torna algo frequente. Ao se perder um paciente, a equipe se depara  com sentimentos de culpa, de frustração, impotência, dor, raiva, tristeza, etc. Isso ocorre não somente pela pouca idade dos pacientes (pois o mesmo ocorre com todos os outros), mas também pelo vínculo desenvolvido, a vontade e disponibilidade de querer e fazer mais, pela esperança vivenciada pela equipe e a vontade de ver o paciente vencer seu quadro clínico.

“[...]Quando cuidamos de pacientes nessa faixa etária, corremos o risco de nos envolvermos com eles e constituirmos o vínculo afetivo, que é concebido como sendo uma forma de comportamento em que uma pessoa mantém a proximidade com outra que é diferente e preferida. Ele é visto como uma base de segurança e, quando é interrompido, como na presença da morte, provoca sofrimento e sentimento de perda ou seja, provoca o luto que é uma reposta esperada frente à separação.[...]”

Cuidar de criança/adolescente em ameça de morte ocasiona inúmeras reações nos profissionais que os acompanham. Principalmente nas relações em que o envolvimento foi tão grande, a ponto de que os profissionais associam a criança/adolescente com os integrantes de sua família e relatam que sentem a morte deles como se fosse de um ente querido. Assim, podemos afirmar que o profissional vive a perda e se enluta com a morte do paciente que lhe é querido e que estabeleceu-se um vínculo, tornando-se algo difícil de aceitar por conta do rompimento da relação.

O contato de vida/morte provoca sofrimentos em que o envolvimento afetivo com as pessoas assistidas é inevitável, pois este é essencial na relação terapêutica, uma vez que promove empatia e permite que o profissional conheça melhor o paciente e atenda às suas necessidades, sem prejudicar sua atuação em determinados momentos.

Ocorre que diante da exposição ao luto, é exigido do profissional uma adaptação com a nova situação, com a separação, é preciso viver o pesar do luto de uma relação de afeto que havia sido constituída. Porém, nem sempre a equipe tem apoio para isso, nem sempre está pronto para lhe dar e, em muitos casos, não tem tempo de se reerguer da perda, pois mais pacientes estão a espera de seu trablho. Nota-se assim, que a equipe necessita de uma preparação pessoal para lhe dar com as circunstâncias que viverá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com