TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Luto Antecipado

Por:   •  12/6/2023  •  Seminário  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

A UTILIZAÇÃO DA TANATOLOGIA NA PSICOLOGIA PARA CUIDADOS EM PACIENTES IDOSOS NO COMBATE AO LUTO ANTECIPADO PÓS PANDÊMICO

Cinthya Delezuck

Pandemia – O Processo de Luto Antecipado.

Diante da crise de saúde com o início da Pandemia por COVID-19, houve um impacto na saúde e desenvolvimento social de diversas faixas etárias, todavia, os adultos com mais de 65 anos foram consistentemente descritos como “grupo de risco”.

Tal período levantou questões como o aumento da incidência de medo e ansiedade, além disso, o distanciamento social sem a utilização de ferramentas tecnológicas desencadeou ainda mais o estigma segregacionista.

O receio dos familiares para com os idosos foi implantado e disseminado entre eles, aumentando a proporção de problemas relacionados ao sofrimento devido à convicção de morte e luto antecipado.

Para uma pessoa idosa, o luto antecipado devido a doenças e a consciência da finitude podem ser tão perturbadores quanto a morte efetiva de alguém.

O QUE É TANATOLOGIA?

Tanatologia - do grego “Thanatus”, nome dado ao Deus da morte, em conjunto com o sufixo “logia”, também deriva do grego, que significa “estudo”. Assim, etimologicamente, a palavra Tanatologia significa o estudo científico da morte; da teoria da morte, de seus sinais e da sua natureza.

O luto, bem como o medo de morrer, são considerados como uma profunda transição existencial, afetando significativamente o sistema imunológico.

Como utilizar-se da Tanatologia na psicologia para cuidados em pacientes idosos no combate ao luto antecipado pós pandêmico?

QUAL É A CORRELAÇÃO DA TANATOLOGIA COM A PSICOLOGIA?

O tema da morte permanece como um dos maiores tabus da cultura ocidental na contemporaneidade, apesar da crescente exposição do tema na mídia e nas redes sociais, a palavra morte ainda é frequentemente associada a sentimentos de dor, sofrimento, separação e perda.

Com tantas formas de negar a forma natural de envelhecer, buscando adiar e remediar tal processo, o impacto de uma nova condição social proveniente de uma doença nova e pouco estudada, desestabilizou o conhecimento popular sobre a morte, antes familiar e próxima ao ser humano, que acaba por se afastar e alimentar um ciclo de temor e estranheza.

Trabalhar com a temática da morte durante e após um período de declínio na saúde populacional se torna um desafio, mesmo com a expansão do desenvolvimento científico, sobretudo na psicologia, trouxe consigo a necessidade de se conceber e lidar com a morte.

Com o estudo realizado, de forma abrangente do assunto em questão, levantou-se a contestação de como auxiliar esta parcela da sociedade a enfrentar o processo de morte, luto e aceitação de forma natural, bem como tratar da ansiedade, medo demasiado da perda de entes queridos e o medo da própria morte que causam muito sofrimento, utilizando dos conhecimentos da Tanatologia, juntamente com os preceitos da psicologia.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nota-se que o estado de saúde do idoso, em geralmente, já se encontraria em patamares um tanto quanto delicados, devido a diversos fatores da sua vida pregressa e até mesmo genética. Fatores estes que colaboram para o aparecimento do medo da morte e incertezas, gerando assim o que chamamos de luto antecipado frente à uma “nova” ameaça à vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com