TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Luto

Por:   •  18/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.983 Palavras (40 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE PSICOLOGIA

LARISSA NUNES DA SILVA

O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL

CRICIUMA

2018

LARISSA NUNES DA SILVA

O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientador(a): Ma Fernanda De Souza Fernandes

CRICIUMA

2018

LARISSA NUNES DA SILVA

O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientador(a): Ma Fernanda De Souza Fernandes

Criciúma, 21 de novembro de 2018

        

BANCA EXAMINADORA

Prof.  Fernanda De Souza Fernandes – Mestranda em  saúde coletiva (Universidade Federal de Santa Catarina) - Orientadora

Prof. Luis Claiton Medeiros Ehlers - Psicólogo clínico

Prof. Elenice de Freitas Sais – Mestre em Ciências Ambientais - (UNESC)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus que jamais me abandonou e me deu forças quando nem eu mesma sabia que conseguiria e conquistaria.

Aos meus pais Everaldo Da Silva e Marilene Nunes Da silva pela criação e pelos ensinamentos passados, pois sem eles eu não seria quem sou hoje e não estaria onde estou.

A minha avó (in memorian) que em grande parte de minha vida ofereceu seu tempo para me cuidar. Obrigada pelos seus cuidados e ensinamentos, sem você não seria quem sou hoje e mesmo tendo partido tão pouco antes de me ver concluir minha graduação, sei que sempre acreditou e torceu pelo meu sucesso.

Ao meu irmão que é o meu maior exemplo de força e determinação, sem você eu não saberia o significado de orgulho e amor.

Ao meu namorado que precisou escutar e aguentar meus momentos de ansiedade e nervosismo, ouvindo repetidamente sobre meu tema escolhido. Obrigada por sempre me incentivar e me acalmar sempre que precisei, você é uma parte de quem sou hoje.

Meus sinceros agradecimentos a Professora Fernanda, que com sua grande experiência me ajudou nessa caminhada e que em todo momento me incentivou, obrigada por seus conhecimentos e por não ter medo de compartilhá-los. Gratidão por ter acreditado e não ter desistido do meu amado tema. És uma pessoa maravilhosa.

Agradeço ao curso de Psicologia da UNESC que é composto por profissionais incríveis e que se dedicam ao que fazem. Obrigada pela oportunidade de estudar nessa Universidade e apresentar esse tema como conclusão de curso.

Agradeço também a banca que aceitou o meu convite e se disponibilizou para ler e compartilhar seus conhecimentos sobre o tema escolhido.

RESUMO

Durante a vida, o ser humano pode vivenciar situações de perdas essas vivencias causam sofrimentos em razão do rompimento de vínculos de relações afetivas, como a separação conjugal. O objetivo deste estudo foi de compreender o processo de luto vivenciado por mulheres no processo de separação conjugal. Trata se de uma pesquisa realizada no município de Araranguá/SC com 10 participantes que foram acessadas através da técnica snowball [bola de neve]. A pesquisa foi aprovada no CEP apresentando parecer nº2.857.649. Os resultados foram sistematizados em cinco categorias procurando demonstrar as particularidades de cada mulher na vivência do seu processo de separação, do seu luto, com base na teoria do apego de Bowlby e as fases do luto descritas por Kubler-Ross. Conclui-se que o processo de luto surge como uma nova visão/sentido de vida, onde precisa adaptar-se diante do rompimento do vinculo afetivo. Considera-se significativo que profissionais reconheçam e auxiliem mulheres em processo de luto na separação conjugal, que familiares e amigos possam auxiliar a mulher na vivência dos sentimentos emergentes no processo e que haja ampliação de estudos e divulgações sobre o tema.

Palavras-chave: Luto; Separação Conjugal; Apego Afetivo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 HIPÓTESE        9

3 OBJETIVOS        9

3.1 OBJETIVO GERAL        9

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO        9

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

4.1 A TEORIA DO APEGO NA VISÃO DE BOWLBY        10

4.2 A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS/AMOROSAS E A RELAÇÃO CONJUGAL        11

4.3 QUANDO UMA RELAÇÃO CONJUGAL SE DESGASTA        12

4.4 LUTO POR PERDAS E SEPARAÇÕES        13

5. METODOLOGIA        18

5.1 DESENHO DO ESTUDO        18

5.2 LOCAL E PARTICIPANTES DO ESTUDO        19

5.3 COLETA DE DADOS        20

5.4 ANÁLISE DOS DADOS        21

5.5 ASPECTOS ÉTICOS        21

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS        34

APÊNDICE A – Roteiro de entrevistas        37

APÊNDICE B – Convite para participação na pesquisa        38

ANEXO A – Termo de Consentimento livre e esclarecido        39

ANEXO B- Declaração de ausência de anuência        42

ANECO C - Parecer da Pesquisa.............................................................................44

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.5 Kb)   pdf (438.2 Kb)   docx (367.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com