TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR EXPOSIÇÃO TRIUNFO DA COR

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – EXPOSIÇÃO

O TRIUNFO DA COR

No dia 04 de junho de 2016, no Centro Cultural do Banco do Brasil, compareci à exposição O Triunfo da Cor. Trata-se de uma exposição de obras do Pós-impressionismo que trouxe 75 obras de artistas como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse.

A exposição foi dividida ao longo dos quatro andares do Centro Cultural, que ajudam a traçar um caminho para explicar como a produção significou uma revolução estética por meio do uso da cor.

Na primeira sala (azul), está presente três importantes obras de Van Gogh (Fritilárias coroa-imperial em vaso de cobre, A italiana e As caravanas), mostrando a técnica do cloisonismo, caracterizada por cores lisas delimitadas por contornos escuros. Ainda na mesma sala havia obras como Banhistas com vaca vermelha, de Émile Bernard, A ceifa de feno na Bretanha, de Paul Gauguin, e A Toilette, de Henri de Toulouse – Lautrec (particularmente, a minha preferida).

A segunda sala (branca), que gira em torno do pontilhismo de Seurat. Estão presentes obras de Maximilien Luce, que nos mostram como as tendências de vanguarda foram absorvidas em composições mais tradicionais e ligadas a temas sociais. Algumas das obras deste eixo, são: Henri Edmond Cross (1898, Maximilien Luce), Mulher Jovem em Pé (1894, Hippolyte Petitjean) e Vista da Gardie (1902, Achille Laugé).

A sala seguinte (vermelha), sobre Os Nabis, agrupa Cézanne e Gauguin na chave “cor em liberdade”. Nesta sala, encontramos obras como: Misia em sua penteadeira (1898, Félix Vallotton), Perfil de Mulher (1896, Aristide Maillol) e Bruxa com Gato Preto (1893, Paul Ranson).

Foi uma exposição muito rica, feita por indicação da professora Ana Helena em meu primeiro semestre na faculdade, e me acrescentou muito conhecimento sobre a arte. Foi um prazer poder ter um contato tão próximo com obras com tanto valor histórico, feitas por artistas tão importantes. Além disso, foi possível enxergar a execução de muitas técnicas de pintura que ouvi e li em minhas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com