TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERsIDADE ANHEMBI MORUMBI

EDER APARECIDO DOS SANTOS

ATIVIDADE 1

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

ARARAQUARA-sp

2021

  1. ATIVIDADE

  1.         identificação da ideia apresentada pelo autor 

Muitos seguimentos da sociedade passam por mudanças que são naturais, seja pela ação do tempo, da forma de pensar dos indivíduos, ou até mesmo de movimentos socio-culturais e a arte nunca foi passiva as tranformações e de, tempos em tempos, a ela rompe com seus próprios movimentos para criar novas expressões artisticas dialogando ou questionando a sociedade de forma mais atual possível.

Como vimos no conteúdo desta unidade, a modernidade e o contenporâneo entabulam um tempo que, no texto, foi chamado de “negociação de identidades” (MERLO,2021, p. 2) apontanto para as tranformações e as ambivalências bem como as “crises de identidade, quebra de fornteiras e de uma desterritorialização” (MERLO,2021, p. 2)  e que isso propôs a necessidade de um movimento que organizasse os referenciais simbólicos e identitários e é aí que, simplificadamente, nasce a ideia que desmontou o imaginário da sociedade e no qual pairava o território artístico e questionava qual lugar do artista em uma sociedade libreal,  industrializada e consumista que se mostrava anciosa por coisas novas e a arte moderna surge dessa necessidade de mudar, transformar e reinterpretar a estética convencional e reproduzida pelos artistas desde o final do século XIX até no início século XX, em linhas gerais, a arte moderna engloba a produção artística deste período.

Os chamados modernistas causam um impacto com produções em oposição aos padrões da arte mais acadêmicas rompendo com seu passado clássico trazendo para as obras os temas da vida cotidiana, pessoas comuns, o povo, a natureza temas incomuns para as pinturas até então e desta forma deram introdução ao modernismo através do Impressionismo. Mas essa introdução foi apenas uma das muitas vanguardas que surgem com o modernismo que dentre as mais famosas podemos citar o Dadaísmo, Surrealismo e Cubismo.

Os artistas desse período acreditavam na necessidade de criar novas formas de ver suas obras de arte e que poderiam reinventar ou propor obras inovadoras, pois julgavam estar à frente de seu tempo e isso os obrigava a quebrar os paradigmas, pois segundo Merlo (2021. p. 06) “era preciso pensar a arte, mais do que simplesmente imitar os clássicos ou a vida idílica de um passado que não existia mais [...]”. Os modernistas sentiam-se responsáveis em criar e representar a humanidade de forma única e as ferramentas para explorar as novidades do mundo vieram das duas Guerras Mundiais, da grande Depressão Econômica dos anos 1920 e do advento das novas tecnologias, e essa busca dos modernistas em desenvolver novas técnicas para criação, novas formas de pensar e perceber os acontecimentos no mundo e como esses afetavam a humanidade tornou-se uma das características destes artístas.

E como dissemos no inicio deste texto a arte é tão sujeita as mudanças quanto qualquer outro seguimento da sociedade e logo na segunda metade do século XX e, como aponta Merlo (2021), movida por uma questão bastante profunda que tratava-se da busca em criar algo que representasse as novas gerações nos tempos modernos e o sucesso de artistas europeus em solo americano como no caso de Arshile Gorky (1904-1948) e Jackson Pollock (1912-1956) que tornaram-se influencias para uma geração de artistas, foram alguns fatores que abriram passagem para a arte contemporânea, cuja a intenção era trazer uma reflexão ao espectador através de obras subjetivas.

A arte contemporânea pode ser perebida pela mistura de estilo, técnicas e no uso de diferentes materiais, parecendo ser experimentações no campo da arte, pois os artistas não queriam “mais pintar objetos e cenas da realidade, mas, sim, constituir a pintura como obra, sem a necessidade de estampar algo específico” (MERLO,2021, p. 9), levando ao questionamento natural do “isso é arte?”. Os historiadores e críticos de arte estabelecem o inicio da contemporaniedade da arte entre as décadas de 1960 e 1970 “[...] a partir da pop art e do minimalismo[...]. Tais movimentos evidenciaram um rompimento com o que se pautava como moderno na arte[...]” (MERLO,2021, p. 10). Outra característica importante nesta mudança é na comunicação com o público que se dá de forma mais direta sendo feita através de símbolos e signos retirados da própria cultura de massa e do dia a dia, adotando um aspecto artístico que passa a privilegiar “[...] imagens comuns, de elementos de uma sociedade de consumo exacerbado e do que é descartável – o efêmero, o supérfluo e o exagero [...]” (MERLO,2021, p. 10) e de, forma geral, a arte contemporânea passa a dialogar com o que há de mais atual na cultura em geral debatendo de maneira multifacetada a obra, o criador e a sociedade para passar sua mensagem.

  1. explicação do porquê a definição de arte contemporânea legitima a compreenção da arte atualmente

E desta forma o pós-moderno causa um deserranjo no mundo da arte mudando completamente o próprio conceito de arte impedindo qualquer rotulação sobre as correntes artísticas alargando de forma relevante o jeito de olhar e pensar a arte. As mudanças são tão radicais que em algumas obras o próprio artista ou seu corpo passa a ser apresentado como obra e não mais apenas como repesentação figurativas em pinturas, criando uma arte cheia de experimentações, conceitualidades e tão autoral que ressignifica seus próprios dogmas. O hibridismo é tão forte neste movimento que não há mais espaço e local geográfico e temporal para classificar a arte, ela se funde a própria criação. E é neste ponto que identificamos a mudança apresentada por Ledur (2012), pois a arte contemporânea não é mais passível de classificação principalmente nos tempos atuais em que as obras vão muito além da técnica, do local, do tipo de material, dos objetos sem contar as performances, as vídeo instalações e a possibilidade da interação do público com essas obras de qualquer parte do globo, mesmo que de forma remota através das tecnologias disponíveis e se já era difícil rotular os conceitos e manifestações artísiticas do anos de 1960 e 1970 em diante, imagine as atuais em que podemos dizer que a arte se faz no seu espaço e no seu tempo e que vai muito além dos limites físicos conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com