TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÀTICAS SUPERVISIONADA: Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  12/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÀTICAS SUPERVISIONADA

Arte, Criatividade e Recreação

ANIELLE CELSO DA SILVA RA: 7376581386

DAIANA APARECIDA RODRIGUES RA: 9978021113

                              LARISSA MAESTRELLO PEREIRA RA 1299106683

                              THAMIRES APARECIDA BORIANRA 8189769001

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação 6º semestre-, sob orientação do professora-tutora Joyce Emanuelli Munhoz Ciciliano.

Ribeirão Preto
2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

- Arte, Criatividade e Recreação

DESENVOLVIMENTO

- Memorias escolares – Os conceitos de Arte e Educação

           - O papel da Arte e da Recreação no desenvolvimento criativo das crianças

-“Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea? ”.

 -Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas.

- Plano de aula-Arte

-A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de artes para o            

   desenvolvimento infantil.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Arte, Criatividade e Recreação



Conhecer as habilidades que a criança pode desenvolver através de uma determinada atividade é o que faz o professor quebrar paradigmas na sua forma de dar aula. Nesse trabalho, iremos refletir sobre a importância da arte na Educação Infantil e qual a melhor forma dela ser aplicada para que tenha resultados no desenvolvimento da criança.
Utilizar a arte na educação é propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolvimento integral de suas habilidades, a arte é a única maneira do aluno expressar seus sentimentos e criatividade de forma natural, através dela a criança expõe seu mundo do faz-de-conta, suas emoções e aprende um mundo novo.

ETAPA 01

Memorias escolares – Os conceitos de Arte e Educação

Relatório Aluna Aniele

 Quando eu estava na 5º Serie à 7º Serie eu lembro que a professora ensinava os alunos a fazer vários trabalhos com objetos descartáveis.
Aprendemos fazer vasos e brinquedos para ser utilizados na própria escola.
As aulas de artes eram bem praticas, fazíamos desenhos no papel até montagem de jardim.
Todos os trabalhos eram apresentados numa reunião da família no qual cada aluno podia explicar como foi todo o processo de produção.

Relatório Aluna Larissa
 Na minha época a aula de artes era chama Educação Artística, tínhamos uma apostila no qual seguíamos, aprendemos os significados das cores (Cores primarias e secundarias), fazíamos pinturas usando purpurina e tinta guache, no mínimo uma vez por semana.
Aprendi um pouco sobre escultura e arquitetos, como Aleijadinho e outros. No ensino médio a matéria passou a ser chamada se Artes e aprendi sobre os pintores e obras de artes.

         Relatório Thamires
  Em sala de aula a professora trabalhava muito as datas comemorativas por exemplo, no dia das mãe  ela sempre passava uma música ou poesia para os alunos, depois marcava uma reunião com as mãe e nessa reunião além dos alunos apresentar a música ela contava histórias inspiradoras para todas as mães.
Lembro uma vez que ela contou a história dos três porquinhos e pediu para as mães reproduzir a história com os seus filhos, foi uma experiência linda, tanto para nós filhos como para as mães.
              Relatório Daiana

 Minha professora de arte ensinou muito além do lápis e o papel, me lembro uma vez que fizemos um trabalho com garrafa de vidro, colocamos massa por cima da garrafa e depois pintamos, fizemos pratinhos de barro com o desenho da nossa mão em baixo.
Tudo dependia da criatividade da professora, em relacionar o assunto que tínhamos que aprender, com o tipo de arte que pudéssemos fazer.


O papel da Arte e da Recreação no desenvolvimento criativo das crianças

  A Educação em Arte no ensino infantil tem um papel primordial envolvendo os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais. 
É bastante significativo, que o professor de arte entenda que sair da sala de aula e não ficar isolado entre as paredes da escola facilitaria a sensibilização da criança nos processos expressivos e culturais. Sugere-se então, interagir com os espaços culturais, museus, e outras instituições que produzem esse tipo de saber, para “buscar” os conteúdos apropriados para o ato de “brincar aprendendo”, com liberdade cognitiva na expressão dos sentimentos. 
        Desse ato de “brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor. O brincar e experimentar na arte, assim como experimentar vários materiais não estruturados como sucatas, cacos e outros elementos de composição criam situações planejadas não fixas, alteradas em seu próprio movimento, criando possibilidades da emersão do talento artístico, tornando o espaço escolar num espaço de experimentação, que educa e transforma. A experiência transformadora pode ser iniciada pela pintura, livro, desenho, música, teatro, dança, tecnologia ou todo qualquer impulso. A arte pode ser utilizada como estratégia para atingir esse caminho e um bom Professor de Arte tem a capacidade de colocar a criança nesse lugar – no espaço de experimentação.
           O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que traz de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com