TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Cultura

Seminário: ATPS: Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

MOSSORÓ – RN

29/09/2013

SUMÁRIO

1. ETAPA 1| PASSO 3 4

2.ETAPA 2| PASSO 1-2-3 5

3.ETAPA 3 | PASSO 2-3 6

4. ETAPA 4 | PASSO 1-2-3 7

5. CONCLUSÃO 8

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

ETAPA 1| PASSO 3

O QUE É CULTURA?

Cultura é tudo aquilo que é vivenciado e transmitido em uma sociedade com o decorrer dos tempos, como traços, valores, costumes, crenças, entre outros, que são aprendidos como parte da nossa origem étnica.

É o meio pelo qual o homem se adapta as condições de existência, transformando a realidade.

Sendo assim, também podemos dizer que a cultura é histórica, e ela está em constante transformação.

“A cultura é aquilo que permanece no homem

quando ele já esqueceu de todo o resto.”

( Émile Henriot)

QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

São várias as manifestações apresentadas no filme, dentre elas podemos citar o baile funk como uma delas, onde vários pessoas se reúnem para apreciar tal ritmo, abrangendo pessoas de varias idades, sendo assim também considerada como uma forma de cultura.

ETAPA 2 | PASSO 1-2-3

Á vários conflitos presentes no filme Tropa de Elite, porém onde destacaremos a corrupção em sua temática que abrange pessoas de diversas classes sociais, trazendo como consequência a formação de varias milícias, onde a ação de traficantes e a corrupção policial andam lado a lado.

E também podemos citar como um conflito social, a violação dos direitos humanos, que esses não são adquiridos nem respeitados, como mostra no filme. Pois o filme Tropa de Elite retrata a realidade da sociedade brasileira, que muitos fingem não ver.

De acordo com a situação de vulnerabilidade social retratada no filme, percebe-se a necessidade de atuação do Assistente Social nas organizações, seja ela qual for.

O Assistente Social deve atender as demandas institucionais originadas pela questão social, detectando eventuais problemas que afetam a sociedade, viabilizando a efetivação dos direitos e o acesso dos usuários as informações necessárias, buscando possíveis resultados, para que o indivíduo interaja dentro da organização de forma digna, garantindo de maneira ideal a alimentação, vestimenta, moradia, enfim, realizar com plenitude todas as suas potencialidades.

ETAPA 3|PASSO 2-3

O policiais do Bope podem ser considerados como um grupo, pois em seus ambientes de trabalho eles interagem entre si, onde todos que ali estão tem que desempenhar algum tipo de função, e seguir normas e regras dentro do batalhão do Bope. Também desempenham funções especificas no campo da ordem publica. Sendo assim considerados um grupo funcional.

As relações de poder no grupo dos policiais do Bope, retratam uma dura condição hierárquica dentro de seu comando, onde os mais antigos tem o poder sobre os que recém chegam. Sendo retratado na cena em que os policiais se encontram em uma oficina, e testemunham um policial novo sendo duramente reprimido, humilhado e desrespeitado pelo seu superior.

ETAPA 4|PASSO 1-2-3

“ O filme Tropa de Elite do diretor José Padilha, (2007), retrata o dia-a-dia do grupo de policiais de um capitão do Bope, (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tentar encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais, e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam”.

O filme,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com