TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Cultura Organizacional

Seminário: ATPS: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura Organizacional

1. CESGRANRIO – 2012 – Petrobrás – Administrador Júnior – 2012

Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.

Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?

a) Desenvolver na equipe de produção uma cultura de eficiência e produtividade aliadas a níveis de qualidade aceitáveis.

b) Instruir a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para que intensifique o foco em extensões de produto e melhoria de processos.

c) Preparar e estimular os colaboradores na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em design e desempenho valiosos.

d) Simular com a equipe de vendas situações com o cliente que exponham o foco em valor, confiabilidade e preço baixo.

e) Treinar a equipe de contabilidade para que intensifique a coleta de dados de custos e mantenha princípios contábeis conservadores.

Gabarito: C

Comentários: Observe que a CESGRANRIO foi bastante camarada nessa questão ao indicar que devemos procurar entre as alternativas aquela única que expressa uma ação de mudança organizacional, em sentido amplo, que irá afetar a estratégia de diferenciação das roupas femininas. O que isso significa? Significa que apenas a assertiva que tenha impacto na diferenciação de seus produtos (roupas femininas) está correta. Assim, a única assertiva que trata da melhora na identidade do produto, é a letra C, que fala na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em de design e desempenho valiosos. Todas as outras possuem ênfase na parte de custos.

Devo destacar um ponto fundamental. Não poderíamos simplesmente descartar as assertivas que falam de mudança de cultura em grupos específicos? Não!!! Fique atento a isso: é possível aplicar intervenções de mudança de cultura organizacional em apenas algumas equipes ou setores. O erro das assertivas A, B, D e E é justamente referir-se a melhoras na cultura organizacional que terão ênfase nos custos e não na geração de valor para o cliente.

2. CESGRANRIO – 2010 – Petrobrás – Administrador

Na fase final de um processo de treinamento e imersão, um grupo de jovens trainees foi exposto a uma série de elementos informais relacionados aos valores e normas de conduta da empresa. Em visitas aos diferentes escritórios e fábricas da empresa, eles puderam observar certos comportamentos, usos e costumes compartilhados pelos demais colaboradores. Essa ação possibilita ensinar aos novos integrantes a forma de perceber, pensar e agir na empresa.

A descrição conduz à conclusão de que se trata de um processo dirigido à valorização

a) de replicação de processos.

b) da vantagem competitiva.

c) da cultura organizacional.

d) do intercâmbio técnico.

e) do contrato de desenvolvimento.

Gabarito: C

Comentários: Valores, normas, comportamentos e costumes. Do que estamos falando? Da cultura organizacional! Assim, as ações descritas procuram valorizar a cultura organizacional em questão.

Segundo Chiavenato, em seu Livro Teoria Geral da Administração (2011), cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com