TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho

Ensaios: ATPS Desenho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho veremos as principais características do desenho técnico, quais são os modos de representações, normas, programas avançados de desenho, definições de escalas, tipos de linhas de um desenho técnico.

Etapa 1 Passo 2

A) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho

artístico.

O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área, como por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na elétrica. Um desenho artístico reflete o gosto e tenta expressar emoções e “vida” de um desenho. Já o desenho técnico ao contrario do artístico deve transmitir com exatidão todas as características previamente chamadas de técnicas como normas técnicas exemplo: traços símbolos e escrita.

B) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas deve sempre manter o rigor e a objetividade que o caracterizam. Os modos mais usados são as representações em vistas e em perspectiva. Perspectiva: é usada quando se quer ter uma visão especial rápida do objeto, o desenho perspectiva é semelhante a uma foto. Vistas múltiplas: obedece a determinadas normas e convenções de representação que quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado.

C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma

ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

A norma que serve como referencia para a maioria das normas individuais de cada pais é a ISO ( international organization for standardization ).

Etapa 1 Passo 3

A) Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A utilização de escrita normalizada tem como objetivo básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenho sem perda de qualidade.

B) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

As arestas de contorno visíveis são representadas pela linha continuo grosso; a aresta de contorno invisível é representada pelas linhas: interrompido grosso e a interrompido fino.

C) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto.

Justificar por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

É muito importante desenvolver a habilidade de desenhar a mão livre; as elaborações de esboços além de favorecer a análise gráfica das projeções ortogonais, ajuda a desenvolver o sentido de proporcionalidade.

D) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explicar quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Para que as peças sejam representadas em uma forma clara, precisa e rigorosa e num formato de papel adequado, tem de ser usadas escalas de conversão das dimensões reais para as dimensões da representação, sempre que possível as peças devem ser representadas em escala real.

Etapa 1 Passo 4

CONCLUSÃO

O Desenho técnico, é uma ferramenta imprescindível para o nosso dia-a-dia, com o desenho podemos materializar formas e objetos que estão em nossos pensamentos. Esta materialização pode ser feita de varias formas, em forma de desenho técnico ou até em sistema 3D, para que possamos interpretar de uma forma mais clara a descrição de um objeto; e assim possamos

todos nos comunicar em uma só linguagem.

Desenho técnico é usado pelos projetistas para transmitir uma ideia de produto, que deve ser feita da maneira mais clara possível.

Mesmo preso por procedimentos e regras, um desenho técnico necessita que o

projetista use sua criatividade para mostrar, com facilidade, todos os aspectos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com