TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleksander Rodchenko | Construtivismo

Por:   •  9/11/2016  •  Seminário  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

Aleksander Rodchenko (St. Petersburg, 1891 - Moscou, 1956) foi um dos artistas mais multitalentoso e complexos da Vanguarda Russa no inicio do século 20. Um explorador da arte não-objetiva na pintura, que propõe o Construtivismo Russo e um pioneiro em fotografia Soviética, ele logo veio a rejeitar arte "pura" - criando em seu lugar uma linguagem visual a serviço da sociedade - e estendeu os limites de cada um dos campos em que trabalhou, sendo o seu lema "é nosso dever fazer experiências".

Ao estudar o pensamento de Rodchenko em sua enorme produção, incluindo pinturas e desenhos, construções, fotomontagens, fotografias e design, ele também nos leva a refletir sobre os paradoxos e as relações difíceis entre as autoridades, o compromisso do artista e seu senso de responsabilidade social e propaganda política. 

Os primeiros experimentos 

Após um período entre 1912 e 1914, durante a qual ele foi atraído para o estilo moderno e o fauvismo, Rodchenko começou a evoluir rapidamente, como um artista e em 1915 mudou-se através do Cubo-Futurismo, antes de fazer o salto, sem qualquer forma de transição, em não-objetiva Cubo-Futurismo na forma de desenhos feito em Nanquim usando uma régua e compasso. Ele mostrou o trabalho neste estilo na "Loja" exposição organizada por Vladimir Tatlin em Moscou em 1916. A artista continuou a empregar essa abstração geométrica em 1917-1918, em seus desenhos para lâmpadas de parede para o Café Pittoresque, que foi o foco da agitação cultural na capital russa.

O CAMINHO PARA O CONSTRUTIVISMO 

Após a revolução de 1917, Rodchenko juntou-se ao grupo de esquerda, em outras palavras, artistas vanguardistas. Neste círculo, ele foi influenciado pelo Suprematismo de Malevich e da cultura de materiais de Tatlin. Em 1918, ele produziu telas não-objetiva, combinações cromáticas de três e quatro-lados planos, curvas e círculos. Por trás da sintaxe pictórica destes trabalhos, Rodchenko foi explorar a relação entre a superfície e o plano. 

A ruptura com Malevich veio com a série de Rodchenko "Preto no preto", com o qual ele respondeu "Branco no branco" do fundador do Suprematismo. De sua série, Rodchenko escreveu, citando o poeta Aleksei Kruchonykh, "as cores desaparecem; Tudo se mistura com preto".

"Lineism". Para o fim da década de 1910, Rodchenko produziu uma série de telas não-objetivas e lineares em que ele construiu o espaço usando uma combinação de linhas. om este 'lineism', a artista rejeitou o pensamento de Kandinsky, que, em seu ensaio intitulado "On Line", escrito em 1919, tinha visto a linha como "um material altamente revelador para primitiva expressão gráfica". Rodchenko vê um significado e função da linha na obra de arte de jeito diferente: em sua opinião, a linha é um componente da visão do mundo graças ao qual novas estruturas racionais pode ser construída, ao invés de retratar a vida.

Zhivskulptarkh. Em 1919-1920, Rodchenko foi um membro ativo do grupo experimental Zhivskulptarkh, que procurou combinar as realizações da pintura vanguarda e escultura em projetos arquitetônicos. Em suas construções, projetos arquitetônicos, bancas de jornal ou puro “fantasias”, Rodchenko foi além das possibilidades de síntese apresentado por Tatlin em 1914-1916 em seus contra-relevos.

Na 19ª Exposição Nacional, realizado no Outono de 1920, em Moscou Rodchenko mostrou em torno de 20 esboços não-objetiva, pinturas e desenhos que consistem em conjuntos de formas retangulares, diagonal e espiral em uma relação aparentemente instável.

CONSTRUTIVISMO 

O termo 'Construtivismo' foi cunhado em Moscou em 1921 no contexto dos projetos coletivos, debates e exposições organizadas pelo INKhUK (Instituto de cultura artística), que desenhou para pintores, escultores, arquitetos e críticos de arte e teóricos.. O INKhUK promoveu uma nova maneira de ver a arte: 'construção' (em três dimensões) era esperada para substituir 'composição' (em duas dimensões), em outras palavras, pintura de cavalete.

Rodchenko tinha abraçado entusiasticamente esta nova ideia, quando ele se tornou um dos organizadores do grupo de trabalho do INKhUK construtivistas em Moscou.. A partir de então, ele relegado suas explorações puramente artísticas para o papel de "trabalho laboratorial" e estendeu suas experiências em manipular formas tridimensionais em ambiente real, contribuindo para a produção industrial de objetos do cotidiano. 

Obmokhu. A exposição da Sociedade de Artistas Jovens realizadas em maio 1921, em Moscou, reuniu durante os primeiros objetos de tempo que eram novas para a arte:. Quadros construídos a partir de hastes descansando no chão, o trabalho dos irmãos Georgy e Vladimir Stenberg e Karl Ioganson ; e montados formas geométricas suspensos do teto, feito por Rodchenko. 

Movido pela escultura, Rodchenko deslocado e longe de seus experimentos bidimensionais, começou a trabalhar com a tridimensionalidade. Com sua segunda série de "Construções espaciais", ele rompeu com séculos de escultura criada com base em massa e o bloco, eliminando o pedestal clássico e, ao invés, suspende o trabalho do teto, tornando-se surge no espaço uma sombra que é ainda mais complexa do que a escultura em si.

"5x5 = 25" exposição. No Outono de 1921, o "5 x 5 = 25" exposição em Moscou mostrou cinco obras de cinco artistas construtivistas, Varvara Stepanova, Aleksandr Vesnin, Lyubov Popova, Rodchenko e Aleksandra Ekster. Estas peças foram dominados pela linha simples e não estavam preocupados com a expressão psicológica. 

Nesta exposição, Rodchenko realizou uma proeza que provou para ser um dos momentos cruciais da história da arte. Com suas três telas de 'puro' cor amarelo, vermelho e azul, sua pesquisa construtivista formal chegou ao fim. As cores das três obras foram completamente neutras e não se destinavam a representar ou manifestar qualquer coisa. Tendo proclamado a morte da pintura de cavalete, Rodchenko embarcou em uma busca de novas formas que exerceriam uma influência sobre todos os aspectos da vida cotidiana.

A CRIAÇÃO DO DESIGN SOVIÉTICO

Trabalhar com Mayakovsky. Na década de 1920, Rodchenko trabalhou em estreita colaboração com o poeta Vladimir Mayakovsky. Durante os anos que eles colaboraram, Rodchenko

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com