TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alma Mahler

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia

Licenciatura em Musica – 1° Período

Estética e História da Arte

Prof.ª Ana Lara

Aluna: Sabrinna Caixeta Costa

15/09/2014

Alma Maria Schindler-Mahler

Alma Maria Schindler nasceu em Viena, do então Império Austro-Húngaro, em 31 de agosto de 1879, filha de pintor de paisagens Emil Jakob Schindler e cantora Anna Sofie Bergen de Hamburgo, Alemanha.

Ela fazia de companhia para seu pai por horas e horas em seu estúdio. Ela o idolatrava e ele promovia seu talento para a música e seu interesse pela literatura, e o introduziu Fausto de Goethe enquanto ainda era criança.

Alma foi aluna de composição do organista cego Josef Labor, e logo criou um extenso repertório para si mesmo. Schubert e Schumann estavam entre seus compositores favoritos, mas acima de tudo ela adorava a música de Richard Wagner. Alma também começou a compor, tocando Lieder e peças para piano para seu professor, que se baseavam em improvisações líricas e solilóquios. Seu estilo de compor era íntimo, como o texto de um diário.

Durante seu período ativo como artista, Alma compôs mais de cem Lieder, várias peças instrumentais e o início de uma ópera. No entanto, apenas dezesseis Lieder de seu corpo de trabalho sobreviveram. As composições restantes foram perdidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Composições

As canções de Alma são cromáticas, dramáticas e eróticas, mas cada gesto musical está a serviço do texto. Uma requintada sensibilidade para a poesia está em exibição em todos os momentos. Alma era atraída pelo misticismo e à contemplação da vida. Com os textos, ela frequentemente escolhia seus contemporâneos, incluindo os poetas simbolistas. Alma utilizou quatro textos de Richard Dehmel em suas canções, mais do que qualquer outro poeta. Outros compositores também foram inspirados por seus poemas, como Schoenberg compôs Noites Transfiguradas, um texto de Dehmel, para sexteto de cordas.

Abandonar a Música

Em 1901, Alma conheceu o celebre compositor Gustav Mahler, e poucos meses depois ele a pediu em casamento. Portanto, Mahler impôs uma condição para Alma, se justificando em uma carta de 20 paginas; ela teria que desistir da música para se casar com ele, assim ele colocou a seguinte pergunta: “Como você imagina tanto esposa e marido como compositores? Você tem alguma ideia de como seria ridículo e, posteriormente, o quanto uma rivalidade tão idiossincrática acabaria nos arrastando tanto para baixo?”.

Publicações

Em 1910, Mahler publicou cinco Lieder com Edição Universal que Alma tinha composto entre 1900 e 1901, logo após a crise conjugal que acompanhou o caso de Alma com Walter Gropius, como se ele tivesse com a consciência pesada. Mahler, de repente virou a sua atenção para estas composições juvenis, e ainda propôs refazê-los em conjunto. No mesmo ano publicaram cinco Lieder, impressas e estreadas em Viena e Nova York:

  • Die Stille Stadt (A Cidade Silenciosa), texto de Richard Dehmel
  • Em meines Vaters Garten (No Jardim do meu Pai), texto de Otto Erich Hartleben
  • Laue Sommernacht (Noite de Verão Ameno), texto de Otto Julius Bierbaum
  • Bei dir ist es Traut (Com Você é Agradável), texto de Rainer Maria Rilke
  • Ich Wandle unter Blumen (Eu Caminho Entre Flores), texto de Heinrich Heine.

      Em 1915, Alma publicou mais quatro Lieder, do período entre 1901 e 1911.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com