TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Tempos Modernos

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

FELIPE Y

COMENTÁRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS

O filme Tempos Modernos, lançado em 1936, tem como cenário um mundo pós-Segunda Revolução Industrial e as condições de trabalho naquela época. Durante esse período, ficou marcado a introdução das máquinas nas fábricas com o intuito de modernizar a produção e, consequentemente, facilitar a vida dos empresários. Todavia, diversos problemas caminharam junto com os avanços desta Revolução.

Charles Chaplin, mente por trás do filme analisado e protagonista da estória, buscou revelar ao público uma crítica social da introdução das máquinas neste período.

 Aparentemente cômico, o filme mascara as consequências que a Revolução desencadeou. Dentre elas, uma cena inicial do filme mostra o personagem de Chaplin trabalhando sem parar em uma linha de produção, sendo visível o cansaço físico e mental do operário. Isso reflete a ganância dos empresários, que estipulavam jornadas de trabalho longas e maçantes aos seus empregados. Estes, por sua vez, são retratados como vilões na película, tendo um caráter egoísta e duvidoso. Além disso, há a presença da alienação da mão-de-obra, uma vez que, Chaplin executa uma tarefa repetitiva e que pouco contribui para o desenvolvimento de seus talentos e habilidades.

Em outra cena considerada uma das mais memoráveis do filme, o protagonista acaba ficando preso em uma das máquinas e se descola por suas engrenagens. No filme, as máquinas são sempre tratadas como um problema para a vida dos personagens. O trabalho dos operários é inferiorizado e evidencia que estes são apenas peças que podem ser substituídas por outras que se adequem melhor.

Atualmente, embora as condições trabalhistas tenham melhorado muito, as empresas e industrias ainda detém o mesmo modelo: empresário e empregados. Além do mais, as máquinas estão cada vez mais eficientes, o que acaba acarretando a alienação ou substituição da mão-de-obra humana. Nem sempre sustentável, o modelo econômico atual ainda tem muito a melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com