TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Criatividade E Recreação

Exames: Arte Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Etapa – Texto Informativo

Desde a pré-história, os seres humanos produzem formas visuais, utilizando símbolos particulares constituídos socialmente para exprimir mundos subjetivos e objetivos. Ao transportarem suas visões, bagunçam o mundo natural por meio das diferentes modalidades que abarcam as artes visuais, como o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, a gravura, o vídeo, a instalação, a performance.

Entretanto, a maioria dos adultos esqueceu dessa linguagem tão rica e prazerosa que foi deixada para trás por volta dos sete ou oito anos, quando saiu da escola infantil e passou para a escola que valoriza mais a linguagem verbal (escrita e falada).

As crianças, desde muito cedo, incorporam os estereótipos e deixam de construir sua própria linguagem, passando a reproduzir e a consumir imagens estereotipadas e impostas pelos adultos.

O perceber e o registrar as impressões sobre o mundo ocorrem num processo continuo – processo expressivo – que vai se modificando na medida em que as crianças têm contato com as linguagens, com os materiais expressivos e com as intervenções dos adultos e de outras crianças. É na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se constitui. Para que esse processo seja desencadeado, para que tenha significado para as crianças e para que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo, são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras.

O professor pode criar possibilidades para o desenvolvimento da linguagem plástica desde o berçário, com situações que visem à exploração dos sentidos e da curiosidade dos bebês, onde nesse período, os bebês descobrem o mundo por meio do conhecimento do seu próprio corpo e dos objetos com os quais têm possibilidade de interagir.

No entanto é necessário que os professores conheçam e entendam a gênese do desenvolvimento gráfico-plástico para organizar situações de aprendizagens que deem conta das necessidades infantis, que leiam as formas visuais produzidas pelas crianças e experienciem as possibilidades dos materiais expressivos considerados como veículos dessa expressão.

2ª Etapa – Imagens Brinquedoteca

ATPS

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Nome: Beatriz Rodrigues Nunes RA: 1107304188

Franciane da Cunha RA: 2330430201

Renata Kelly Medeiros RA: 2559458289

Sabrina Natany Pedro RA: 2559460171

Limeira – 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com