TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Criatividade E Recreação

Trabalho Escolar: Arte, Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

Tema: Artes na Educação

Professora: Maria Clotilde Bastos

Bonito 17 de Setembro 2014

Introdução

Objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da arte na infância e as diferentes formas de trabalhar ela, como: artes visuais, teatro e audiovisuais, ela é o conjunto de métodos utilizados para que se realizem obras e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Pode-se dizer que arte é valor estético, emoção, história e cultura. As contribuições desta disciplina na vida da criança tem como funções recreativas e as atividades levam a criança a aprender por meio do lúdico. Procurando identificar as contribuições significativas nos processos ensino aprendizagem, no processo de resgate e de criação de novas articulações envolvendo a cultura popular, principalmente através de abordagens interdisciplinares e contextualizadas, respeitando a etapa e a realidade das crianças.

1. Memórias Escolares

Aluna

Em meus tempos de escola lembro que a professora era muito atenciosa, a disciplina era de educação artística, adorava essa matéria, na época era trabalhado muito com o caderno de cartografia, fazia os desenhos com muita criatividade, trabalhávamos com tinta guache, era feita experiências com as cores. As aulas de Educação Artísticas eram sempre uma felicidade, pois eram as aulas que eu mais gostava. Lembro que nas aulas eram utilizados materiais diversos como: palito de sorvete, caixa de fósforos, flores com papel crepom. Com os palitos de sorvetes fazíamos casinha, cadeira, porta joias, com as caixas de fósforo fazíamos os moveis da casa tipo como sofá e com papel crepom fazíamos flores lindas. Na escola lembro-me vagamente de que tinha aula de dança, que eram feitas apresentações em dias de festas. Enfim já faz um bom tempo, não me lembro de tudo, mas o pouco que lembro com toda certeza faz muita diferença para os dias atuais.

Aluna

Nas aulas de artes eram feitas muitas atividades para desenvolver a coordenação motora dos alunos, era ensinada as cores primarias e noção de combinação de cores

O professor era quem dizia o que deveria ser desenhado e as crianças somente escolhiam as cores a serem usadas, também eram usados carimbos com desenhos como flores, objetos e animais para serem coloridos, com lápis de cor ou giz de cera, em algumas aulas eram usados palitos de sorvete ou algodão para realizar trabalhos em sala, o professor é quem escolhia o que deveria ser feito, os alunos não utilizavam a criatividade, os alunos não podiam expressar livremente o que pensavam, os materiais era restrito diferente do que existe hoje, e tudo era muito repetitivo, todos os anos nas datas comemorativas eram feitos os mesmos trabalhos, não havia muita criatividade para as mudanças. Durante as aulas de artes também eram feitas brincadeiras com dança das cadeiras, corre cutia e roda.

1.1 Sugestões de Recursos Artísticos para as Aulas de Artes

Pode se entender que a metodologia relatada pelo grupo não desenvolvia a criatividade da criança, porque eram utilizado modelos prontos feitos pelo professor, quando o foco era desenvolver habilidades de manuseio de materiais como palito de sorvete, tinta guache, algodão. Após refletir sobre o método tradicional de ensino pode se concluir que as metodologias utilizadas nos trabalhos com desenho, geometria, pontilhados, linhas horizontais e verticais, cores primarias e secundárias, mistura de cores para a criação de ambientes de plano de fundo, colagens trabalhos com palitos de sorvetes, as brincadeiras em sala ou no pátio da escola eram na verdade apenas uma forma de entreter os alunos e não de ensinar artes, mas no nosso ponto de vista do grupo esta metodologia era limitada a criatividade do aluno.

Diante disso pode se sugerir que o professor atual utilize como estratégia de ensino fazer perguntas que estimulem a observação da criança para identificar elementos contidos nos desenhos, nas atividades realizadas nas aulas de artes para que associem estes trabalhos com outras disciplinas da série. Outra forma de trabalhar é promover rodas debates, reflexão dos alunos sobre a vida dentro e fora da sala de aula e junto ao meio ambiente, realizar trabalhos que envolvam outras disciplinas.

Outra sugestão é desenvolver uma atividade pratica para explorar diferentes assuntos que estejam relacionados com o dia a dia dos alunos e trabalhar com matérias de diferentes texturas e formatos deixando a criança trabalhar de forma autônoma e o professor deve ser apenas orientador, assim o aluno desenvolve sua criatividade.

2. O Papel da Arte na Educação Contemporânea

O ser humano expressa os sentimentos e suas emoções através da arte, esta é uma forma de usar a criatividade para mostrar como ele vê a vida. A Arte auxilia no desenvolvimento completo de uma pessoa, isso possibilita expressar o pensamento e as emoções livremente para desenvolver o raciocínio, a criatividade e a imaginação. Com a arte o indivíduo se torna mais seguro e consciente de suas ações e dos seus potenciais, a arte também auxilia nas mudanças de comportamento e ajudando no processo de construção de uma sociedade. Na educação a arte é importante para a vida da criança, pois ajuda a desenvolver sua criatividade para se tornar um individuo mais sensível que vê o mundo de maneira melhor. Dessa forma, o trabalho das artes na educação infantil, irá propiciar as crianças um momento em que elas poderão se expressar de forma livre e verdadeira, fazendo algo que lhes propicia prazer. O objetivo da arte dentro da sociedade é formar um cidadão consciente sobre a realidade da sociedade.

Os conhecimentos são transmitidos para os alunos de forma pronta não permitindo a produção livre dentro da sala de aula, existe apenas conteúdo pronto e repetido, não há lugar para a criação espontânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com