TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Criatividade E Recreação

Exames: Arte Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  5.505 Palavras (23 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA ARTE CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

PROFESSORA: MARIA CLOTILDE BASTOS

Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mail suelen-arruda@hotmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonsoares31@gmail.com

RosanaPereira de Souza RA 366816 E-mailrosana07pereira@hotmail.com

Raquel de Oliveira Camaras RA357397 E-mail raquel3366@hotmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mailrubiasilva.41@gmail.com

Vanessa Alencar Vieira RA349133 E-mail vcsarah2012@hotmail.com

MANAUS –AMAZONAS -2014

INTRODUÇÃO

As definições de Arte são inúmeras conforme estejam ligadas às concepções artísticas, estéticas e educacionais. A finalidade da arte dentro do sistema educacional – na escola refere-se ao aperfeiçoamento de saberes, sobre o fazer e o pensar artísticos e estéticos, bem como sobre a história dos mesmos.

A arte, em seus diversos segmentos, representa formas de expressão criadas pelo homem como possibilidades diferenciadas de dialogar com o mundo. Daí, a necessidade de incluí-la na formação de crianças e adolescentes, não apenas em questões relativas ao acesso e à apropriação da produção existente, como também na organização da escola como espaço de criação estética. Neste contexto, a arte constitui-se como experiência estética e humana, como área de conhecimento que tem seus conteúdos próprios.

Ensinar arte significa mais do que proporcionar aos alunos o conhecimento da história da humanidade a partir de um modo específico, formativo e inventivo, de fazer, exprimir e conhecer, para além da ciência e dos limites das estruturas da língua falada e escrita. (DUARTE, 1995, p.11).

A disciplina de arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela, pois desde os primórdios da civilização, ela esteve presente em todas as formações culturais estabelecendo novas realidades, novas formas de inserção no mundo e de visão deste mesmo mundo. Quando nos expressamos dentro de várias modalidades artísticas, elaborando e reconhecendo de modo sensível nosso pertencimento ao mundo alargou e aprofundou o conhecimento do ser humano, possibilitando maior compreensão da realidade e maior participação social.

Etapa 1:

Primeiro relatório parcial, com um texto narrativo relatando as memórias escolares a práticas artísticas de cada membro do grupo.

1º ) Relato da aluna Rúbia Jalva Costa Nascimento

Comecei a estudar com quase 10 anos, por falta da certidão de nascimento meu pai trabalhava viajando e não tinha tempo para registrar-me no cartório por este motivo, já comecei tarde na escola.

A escola no qual fiz a 1ª série chamava-se Escola Estadual Humberto de Campos, na época atendia alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau, hoje a escola tem uma clientela de alunos do 6º ao nono ano (antiga 5ª a 8ª série).

Lembro-me que naquele tempo era muito divertido, os professores organizavam passeios com os alunos.

Em sala de aula a professora trabalhava muito a integração família x escola, onde os pais eram muito participativos, e as datas comemorativas eram sempre lembradas, principalmente o dia das mães que era comemorado com grande festa, a professora reunia os alunos e mães e compartilhavam suas experiências vividas por elas. Confeccionamos juntamente com a professora um vaso de flores de garrafa de vidro e foi entregue a cada mãe neste dia.

Relato da aluna Aline Suelen

Comecei a estudar com seis anos de idade em uma escola particular, hoje existente a professora era muito legal e muito dedicada, mais também rígida, não gostava que os alunos conversassem na sala de aula, só um olhar dela já dizia tudo e sempre a respeitávamos.

A disciplina de arte era usada nos dias de sextas-feiras, como era final da semana a gente trazia o material necessário para pintura ,recorte e colagem. Eram produzidos vários tipos de artes como quadros com palitos de picolés, cestinho de lixo, porta retratos e muito mais.

Relato do aluno Ailton Pinheiro

Comecei meus estudos na 1 série com sete anos onde aprendi a ler e a escrever meu nome e já fazia a leitura dos numerais de 1 a 10, e pintava vários desenhos com tinta guache e gostava muito de fazer atividades com recorte e colagem.

A professora trabalhava datas comemorativas como: dia das mães, pais, crianças, professor etc. Em todas as datas elas trazia desenhos para nós pintarmos.

Depois de todas as atividades feitas em sala , íamos para a quadra praticar esporte diversos e que eu mais gostava era de futebol e queimada.

Relato da aluna Raquel de Oliveira

Na época em que estudava em uma escola no interior de Itacoatiara, eu tinha 8 anos de idade e fui alfabetizada com esta idade, pela cartilha caminho suave, a professora tinha maior paciência de ensinar. Quando tínhamos aula de arte, era muito legal a professora mandava a gente desenhar e pintar do jeito que queríamos.

Utilizávamos nossas atividades de arte com maior aptidão, a lembrança que guardo das aulas de arte, são boas e muito divertidas.

Relato da aluna Rosana Pereira

Comecei a estudar com sete anos de idade, minha professora era muito legal e compreensiva, sempre nos tratava bem, o pouco que me lembro das atividades feitas na sala de aula , o que me chamava atenção era a disciplina de artes .

A professora colocou o dia de sexta-feira para fazermos atividades de artes, onde confeccionávamos vários materiais como: tampas de garrafas , palitos de picolés e fósforos etc.

A tinta guache

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com