TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Jogos e Recreação

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

1. A arte contribui para o desenvolvimento humano? Fundamente sua resposta.

R: A contribuição da arte para o desenvolvimento humano é de grande importância, por meio da arte o indivíduo poderá expressar seus sentimentos, emoções, ideias e proporções, além de criar, representar e expressar. A arte é uma atividade prazerosa, mas assim com as outras disciplinas, deve-se ter um planejamento, intencionalidade e organização na realização das atividades, para que não seja apenas, uma atividade “passa tempo”. Com a arte é possível aprender formas abstratas através de quadros, pinturas ou esculturas (Picasso, Leonardo Da Vince, Michelangelo), além da linguagem visual, música e dança. Trabalhando com diversos campos do conhecimento, desde a língua portuguesa até a matemática, por meio de poesias/ poemas, imagens e formas geométricas ou abstratas.

2. Explique e exemplifique a arte de massa, a arte popular e a arte erudita.

R: A arte de massa, a arte popular e a arte erudita, se diferenciam da seguinte maneira;

- Arte de massa é denominada pelo “modismo”, onde o povo é o público alvo devido à indústria cultural, ou seja, essa arte não nos acrescenta ela só gera o capitalismo. Ex: O sertanejo universitário são músicas que todos podem ouvir e ter acesso, outro fator é o carnaval, não nos influenciam em nada de nossas vidas (não serve para nada, somente gera dinheiro ao capital), outro exemplo é Romero Brito, suas obras de arte estão voltadas para a estética capitalista, ou seja, ganhar dinheiro com elas, enquanto outros artistas fazem suas obras a fim de se expressar, transmitir o que sente e vivencia.

- Arte popular, essa arte pode ser encontrada expressa em uma poesia, músicas ou teatros, no qual segue o padrão do não modismo (o que as pessoas querem ouvir, que tenha importância). Ex: O sertanejo raiz são músicas que expressam uma história ou sentimento através de sua letra.

- Arte erudita, é uma arte que pode ser encontrada em museus, galerias e coleções particulares de grande valor, ou seja, gerada pela burguesia. Ex: Peças, esculturas que possuem grande valor, porém nem todas as pessoas possuem ou tem acesso a elas, mas hoje podemos ter acesso a essa arte através do cinema, museus e internet.

A arte erudita e a arte popular são trabalhadas em escolas, por tanto alguns dos pintores e escultores existentes na educação são, Vinicius de Morais, Toquinho, Tarsila do Amaral, Picasso, entre outros.

3. Diferencie a arte pré-histórica e a arte primitiva.

R: A arte pré-histórica é a arte produzida a cerca de 10 mil anos A.C, os homens desenhavam nas paredes das cavernas imagens de animais (mamutes), que representava a fartura no local, ou até mesmo uma maneira de pedir aos deuses o alimento ou a fartura. Há também a famosa escultura de Vênus de Willendorf, a escultura predominante à imagem feminina da época, ou seja, o padrão de beleza egocêntrico era de mulheres “fortes”, com seios fartos e quadris largos, para os homens essas mulheres teriam o poder de procriação, onde poderia amamentar e procriar seus filhos.

Arte primitiva é marcada pela produção artística, onde os povos de tribos indígenas produzem suas próprias culturas e crenças, dando originalidade as máscaras, rituais, pintura corporal e danças, para sua própria subsistência, os povos indígenas são povos independentes que não seguem a cultura popular, ou seja, possuem seus próprios ritmos de vida (cada tribo possui suas crenças, maneiras de viver).

4. Compare a arte nas culturas egípcia e grega.

R: A arte egípcia é denominada pela religiosidade, em grande parte da arquitetura como estátuas, pintura, escultura e monumentos onde expressavam a cultura religiosa da época. Por tanto, as principais expressões da arquitetura egípcia são os palácio, templos e pirâmides, construídos com blocos de pedra e a mão de obra escrava. A arte grega é marcada pela formação de cidades e estados, as construções estavam relacionadas à criação de esculturas, no qual valorizavam a beleza física. Entre as construções da arquitetura grega estão os templos, teatros, ginásios e praças, no qual se reuniam filósofos e discípulos a fim de discutir essas construções.

5. Destaque as principais características da cultura romana, citando exemplos.

R: A arte romana não produzia estilo próprio, às produções dos edifícios eram enormes e ao mesmo tempo leves as abóbadas e arcos denominavam a beleza dos templos, escolas, prédios administrativos, anfiteatros, entre outros. No caso da pintura romana tinha finalidade decorativa, eram produzidas nos murais dos edifícios, privilegiando o cunho religioso e mitológico, por tanto, também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com