TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO

Por:   •  17/10/2015  •  Seminário  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).

A arte nas escolas é de suma importância, pois assim a criança conhece um pouco da sua historia e uma realidade que muitas vezes esta longe da dela.

A arte está presente em tudo, afinal vivemos num mundo visual, desde a combinação de uma roupa que depende da harmonia de cores até mesmo para entender a decoração de um ambiente onde entra o equilíbrio das cores mais uma vez presente no dia a dia.

Por riso que é muito importante a arte nas escolas, as crianças vão entender combinações de varias cores e coisas, e vão entender que arte não é a somente pintar e desenhar, eles vão apreender que a arte vai, além disso.

A Arte também nos ajuda a compreender o estado de espírito das pessoas, uma vez que expressam seus sentimentos por meio das diversas linguagens artísticas (música dança teatro e artes visuais).

Enfim, as crianças, e as pessoas não vivem sem se expressar tornando-se quase impossível viver sem compreender um pouco do que é arte e que esta, tão presentes no nosso cotidiano. A Arte promove às crianças a oportunidade de se conhecer como também de demonstrar seus sentimentos e pensamentos através da arte por isso e muito importante a arte nas escolas.

2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.

Arte erudita esta conservada em museus e coleções particulares, não tem preço material, seu publico é um publico seleto somente um publico com sensibilidade treinada e conhecimento específicos sobre a arte pode aprecia-la . Arte em massa a população é o alvo tem caráter financeiro visa atingir o maior números de pessoas possíveis. E a arte folclórica ela é compreendida através de grupos, produção coletiva, essa arte ela é expressada através de musicas poesias, da arte plásticas, do teatro e das danças de determinado grupo ou parte da população, ela não segue modismo, ela se resulta em construção coletiva e historias, e uma arte apreciada somente na localidade onde foi produzida.

3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.

Na minha opinião é a arte folclórica porque ela é uma arte que trabalha em grupos, ela é uma arte inventada, e que só o pessoal que vive no local pode aprecia-la, e porque a arte folclórica ela e bastante divertida e tem varias historias que as crianças podem gostar através dessa arte, e porque a criança aprende a fazer as coisas em grupos.

4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Na pré-história era desenvolvida a arte através de desenhos nas paredes das cavernas.

5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.

No período arcaico a arte grega esta relacionada a criação de esculturas, no período helenístico a percepção grega sobre a cultura foi modificada adquirindo liberdade quanto ao movimento e á simetria. Egípcia sua arte era relacionada a religiosidade, na arquitetura eles utilizavam de conhecimentos matemáticos. Arte bizantina resulta de múltiplas influencias artísticas romana grega e oriental. A arte cristã primitiva foi produzida no período de perseguição romana e se caracterizou pelas pinturas feitas nas catacumbas.

6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

Na alta idade média prevaleceu o estilo romântico, as igrejas e castelos utilizavam de arcos abóbadas. A pintura e a esculturas eram empregadas para representação de passagem bíblicas. Na baixa idade média prevaleceu o estilo gótico mas conservava o cunho religioso

7. Esclareça a influência do Movimento Renascentista na arte moderna.

Com a expansão marítima conferiu mais poder econômico aos comerciantes e mais anseio a liberdade religiosa, politica e intelectual fez surgir novas necessidades artísticas-culturais que se faz enfatizar a importância do homem no cenário social. É muito importante lembrar que esse movimento renascentistas ele se estendeu para outras esferas da sociedade.

8. Na Idade Moderna, são citados pintores, arquitetos, escultores e escritores famosos. Escolha uma dessas personalidades, pesquise e escreva sobre a sua vida e algumas de suas obras. Se possível, acrescente ilustrações.

Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença.

Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.

Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com