TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Romana A civilização Romana

Por:   •  3/6/2019  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Arte romana

A civilização romana

Os romanos tinham uma grande admiração pela arte grega de todos os tipos e períodos. Importavam milhares de originais de épocas anteriores e faziam cópias, suas criações também eram inspiradas na arte grega. O Império Romano foi uma sociedade aberta e cosmopolita, que tinha traços homogêneos e diversificados ao mesmo tempo, comumente romana. A arte romana, não pode ser considerada um modelo único e nem consistente.

Arquitetura

A arquitetura romana foi de fato uma forma especificamente romana de vida pública e privada. Os romanos aprenderam muito sobre a arte de construir com os etruscos. Os etruscos foram mestres de engenharia arquitetônica, de planejamento urbano e agrimensura, realmente eram construtores altamente habilidosos, que foi extremamente importante para a Roma ao ampliar seu domínio nas costas do Mediterrâneo e no norte da Europa para serem sedes do governo colonial. O arco de plenavolta, feito por seções cuneiformes, foi a característica mais importante desse legado etrusco.

Arcos e abóbodas que originaram a abóboda de berço caracterizam o desenvolvimento da capital romana, constituída por cilindros, semicilíndros e o domo. Os edifícios e templos gregos não eram locais de agrupamentos de pessoas, por conta do clima frio mas quando necessidades eram a realidade, pequenos edifícios romanos ofereciam o que deviam em grande escala por meio de métodos e materiais, criativos para serem concluídos e utilizados o quão antes.

O Coliseu

Já foi um enorme anfiteatro com a capacidade de acomodar cinquenta mil espectadores, e ainda é uma das maiores construções do mundo. Foi construído com uma espécie de concreto, seu planejamento foi eficiente e se trata de uma obra-prima da engenharia com galerias abobodadas para permitir o fluxo regular do trafego em volta de toda a arena. É repleto de arcos, e tem abóbodas de berço e de arestas. A estrutura tem um bom equilíbrio e sustentação que se utiliza de meias-colunas e pilastras.

O Panteão

Um templo circular e enorme dedicado a todos os deuses, que tem colunas da ordem coríntia. O óculo tem exatamente o mesmo diâmetro da base do domo. Possui nichos cavados que dão efeitos de um espaço aberto por trás, suas paredes também parecem menos espessas e o domo mais leve do que na realidade.

O Palácio de Diocleciano

O arquiteto romano permaneceu fiel a coluna, a arquitrave e ao frontão sobrepostos a um núcleo com abóbodas. O declínio do Império Romano deu lugar a ideias menos ortodoxas.

Escultura

Algumas possuíam funções sérias na Roma antiga e mantinham a tradição cultural. Os romanos tinham preferências quanto a decoração que era rica em detalhes. Os retratos e relevos narrativos são dois aspectos da escultura importantes no passado da sociedade romana.

Bustos

Foi uma das primeiras incorporações permanentes de uma tradição, quando morriam pessoas importantes, tais como chefes de famílias, fazia-se uma imagem de seu rosto em cera e eram preservadas pelas gerações seguintes e também carregadas nos cortejos fúnebres da família. Era uma forma ancestral de veneração que deu a importância de valorizar a história de uma família e sua continuidade, que foi permitida ser duradora por conta da cera utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com