TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte pré histórica brasileira

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

A arte na pré historia brasileira

Como muitos já sabem o termo “Os Portugueses descobriram o Brasil” já não faz muito sentido, pois descobrir significa encontrar o que era perdido, e isso não era possível, pois já havia as tribos indígenas habitando o local.

Para maior surpresa os índios não foram os primeiros no Brasil, havia os homens pré-históricos brasileiros os ancestrais dos índios. Podemos confirmar os fatos com os vários sítios arqueológicos existentes até hoje. Os mais importantes estão situados no interior de Piauí na região de São Raimundo Nonato.

Pesquisas feitas nesses sítios revelaram vários ossos de animais pré-históricos, artefatos de cerâmica, fragmentos de fogueira, machados de pedra e o que mais chama a atenção que são as milhares de pinturas rupestres.

As pinturas eram bem detalhadas e representavam partos, caças, relações sexuais, dança e rituais. Usavam as paredes para pinturas e como tintas usavam sangue animal, saliva, minerais e excrementos de animais.

Sua s moradas eram em cavernas e alguns conseguiam fazer suas cabanas usando folhas e palhas, e após descobrirem o fogo começaram a cozinhar os alimentos e com o barro faziam recipientes para armazenar água e grãos.

Existiam três tipos de vasos, os domésticos, cerimoniais e funerários e se diferenciavam nos detalhes. Os domésticos eram mais simples com poucos ou nenhuns desenhos, já os funerários eram rico em detalhes, com decorações elaboradas, pinturas com adição na cerâmica, e desenhos feitos em relevo.

Podemos dizer que esses objetos tinham qualidades artísticas, pois seu conceito era que, independente da utilidade, fossem perfeitos possíveis. Eles refletiam a beleza e a personalidade de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com