TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes e Regulamento de Estágio e Trabalho de Graduação

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.526 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ESTÁGIO II

Som: Um passo para a percepção

Vinícius de Souza Lopes

Professora – Sônia Aparecida Cazula Lopes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Artes Visuais (ART0017) – Estágio II

25/06/2012

RESUMO

A arte, a cada dia, vem se tornando um elemento essencial na vida das pessoas; um exemplo disso é a música, que está presente em todos os lugares; inconscientemente essas pessoas processam as propriedades que caracterizam o som e os elementos que constituem a música sem entender seu significado e suas características essenciais. O processo de estágio tem como objetivo preparar o acadêmico para encarar a realidade profissional que lhe será imposta, nessa concepção o Estágio II compreende o estudo do comportamento dos alunos e do professor regente nos anos finais do ensino fundamental, que, através da arte e da didática, tem o intuito de trabalhar o tema: MÚSICA apresentando-o de forma consciente e articulada com a Secretaria de Educação do Paraná que propõe em seu planejamento pedagógico da disciplina de Arte a alienar as artes visuais, no caso o desenho de memória, às outras artes. Portanto, qualquer tipo de intervenção musical de ordem será de suma importância para educação, pois está diretamente ligada à percepção e pode transitar entre a aquisição do conhecimento e o cotidiano de qualquer pessoa.

Palavras Chave: Estágio; Som; Música.

1. INTRODUÇÃO

A arte a cada dia vem se tornando um elemento essencial na vida das pessoas; a música, a dança, o teatro, as artes plásticas e as tecnologias que se sustentam e se apóiam na arte, são capazes de transformar suas vidas.

Em se tratando principalmente de música, essa tem o poder de atingir e despertar os desejos mais íntimos e explorar toda sensibilidade humana. Conhecer seu funcionamento, sua estrutura é um meio consciente de percebê-la.

Nesse momento a didática se faz presente, sendo responsável por estruturar os conteúdos, adaptando-os à realidade da instituição de ensino e da população em geral. É através de um período de estágio que a arte, juntamente com a didática, pode intervir no processo de educação tanto do educando quanto do educador.

2. ESTÁGIO

O Estágio tem o objetivo de preparar o acadêmico para a vida pratica, ou seja, prepará-lo para encarar a realidade profissional que lhe será imposta. Também possui a finalidade de iniciar o processo de construção do trabalho final de graduação apresentando a concretização da experiência docente do acadêmico. Conforme a apostila “Diretrizes e Regulamento de Estágio e Trabalho de Graduação” desenvolvida pelo Grupo Uniasselvi (2011, p.1) o estágio compreende:

Essa relação entre teoria e prática estabelece um movimento entre o saber e o fazer [...] é um eixo articulador da dinâmica de aprendizagem entre conteúdo e forma, numa forma dialética. Neste contexto, o Estágio Curricular Supervisionado e o Trabalho de Graduação tornam-se importantes instrumentos de vinculação da teoria à prática, contribuindo para a formação do futuro professor.

Proporcionando ao acadêmico uma forma de amenizar uma possível insegurança na hora de lançar-se no mercado de trabalho.

2.1 A INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA COMO ÁREA DE CONCETRAÇÃO

A didática, comumente, é conhecida como a arte de ensinar, instruir. É considerada arte, porque trata, percebe, analisa, objetiva e sistematiza todas as linguagens abordadas em cada contexto social e educacional, assim transformando todas elas em práticas educativas, MARTINS, Josenei (p.45, 2009) argumenta sobre a sua importância alegando que:

Não há atividade humana consciente que não haja objetivos. Em qualquer ramo de atividade profissional e mesmo na nossa vida cotidiana estamos constantemente formulando objetivos, ainda que não sistematizemos. [...] Todo educador precisa ter clareza da meta ou metas que deseja alcançar, pois, quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve, ou seja, qualquer método serve, qualquer conteúdo é suficiente.

Seu propósito se orienta, não somente ao acúmulo de conteúdos, mas aos mais importantes objetivos que se sustentam a educação e que MARTINS (p.46, 2009) explica bem:

Os objetivos educacionais expressam explicitamente propósitos definidos em relação ao desenvolvimento de determinadas qualidades humanas que todos precisam adquirir para serem capazes de participar das lutas sociais de transformação da sociedade.

Nessa perspectiva a didática se torna uma ferramenta indispensável na transmissão do conhecimento justamente por ser flexível e adaptável às mudanças e transformações dessa mesma sociedade.

2.2 ESTÁGIO II

O Estágio II compreende o estudo do comportamento dos alunos nos anos finais do ensino fundamental, bem como analisar a prática docente do professor regente, a fim de coletar o maior número de informações necessárias para a formulação de um plano de aula consistente que atendam aos objetivos propostos pela instituição concedente, como também articular novas ferramentas e estratégias educativas. Um de seus principais objetivos e entender como funciona uma instituição de ensino em todas as suas particularidades. Ele foi realizado no COLÉGIO ESTADUAL NEIDE BERTASSO BERALDO – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO situado na Rua Manoel da Silva, nº 498, CEP 87.140-00, no Jardim Bela Vista II, na cidade de Paiçandu estado do Paraná e, para desenvolver todo este processo, foi escolhida como responsável a professora Núbia Savana de Andrade graduada em Artes Visuais e Pós-Graduada em Arte Educação e Educação Especial. Para legitimar a obrigatoriedade do estágio foram entregues uma Carta de Apresentação e um Termo de Compromisso assinados pelas partes endereçadas e interessadas.

Após iniciado o processo do estágio foi realizado um estudo da escola. As principais informações foram retiradas do PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola com o intuito de levantar os elementos que formam a instituição concedente tais como: - as características físicas, institucionais, administrativas, sociais e as políticas pedagógicas na qual foram apresentados de forma descritiva em um Roteiro de Observação.

Durante seu desenvolvimento foi elaborado um “pré-projeto” com a finalidade de estruturar o Projeto de Estágio. Conforme o cronograma houve um período para a realização da observação quanto à regência da professora escolhida na qual foram levantadas todas as informações necessárias para a elaboração e a realização da regência, sem prejudicar seu planejamento de aula e seu conteúdo programático. Todo esse processo foi apresentado em um Memorial Descritivo de Estágio que teve como principal objetivo apresentar como o mesmo foi implementado – iniciado, desenvolvido e concluído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com