TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações do Surrealismo e a Moda

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

As Relações do Surrealismo e a Moda

Por Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí

Belo Horizonte, Fevereiro de 2017

________________

SUMÁRIO

1.Introdução…………………………………………………………………………………...2

2. Arte, Modernidade e Pós Modernidade: Conceitos Iniciais………………………………...2

2.1 O Processo Criativo do Artista Salvador Dalí……………………………………………..3

3. Moda, Modernidade e Pós Modernidade: Conceitos Iniciais…………………………….....4

3.1 O Processo Criativo da Estilista Elsa Schiaparelli………………………………………...X

4. A Interrelação Artista e Estilista: Feixes de Inteligibilidade………………………………..X

5. Conclusão…………………………………………………………………………………...X

6. Referências Bibliográficas………………………………………………………………….X

7. Anexo……………………………………………………………………………………….X

________________

1.Introdução

Em todas as sociedades, o corpo é vestido, e em todo lado as roupas e adornos têm um papel simbólico de comunicação e um papel estético (WILSON, 1985:14).

Este trabalho visa estabelecer uma análise, por meio da experiência estética, entre a moda e a arte. Para ilustrar o tema, foram observados em trabalhos artísticos Surrealista de Salvador Dalí, que trouxe inspirações com pertinentes elementos da moda nas vestimentas executadas por Elsa Schiaparelli.

2. Arte, Modernidade e Pós Modernidade: Conceitos Iniciais

Etimologicamente, a palavra arte deriva do latim ars, que significa ordenar ou fazer ordem. No mesmo que no grego é techné, que corresponde à capacidade que o homem tem de pôr em prática uma idéia (LUFT, 2001). Para definir a arte com precisão, Tolstoi (2002, p.72) esclarece dizendo que “devemos antes parar de olhar para ela como veículo de prazer e considerá-la como uma das condições da vida humana”. A obra de arte é parte integrante da realidade social, é elemento da estrutura de tal sociedade, expressão da produtividade social e espiritual do homem. Kosik (1976, apud Peixoto 2003, p.36).

No artigo de CELANT (1999), o autor defende que na arte moderna a experiência construtiva passou da imitação do real à construção do real. Ele utiliza a noção de “corte” para ligar a moda à arte. “A instância fabular do corte que demarca o vestido atravessou assim todos os limiares da criatividade artística” (CELANT, 1999, p. 176). O corte é um instrumento criativo, através dele, tanto na obra de arte, quanto na roupa, surge a possibilidade de mudanças cognitivas na forma.

O ficcionista, poeta e ensaísta paranaense, Jair Ferreira dos Santos, entende que o pós-modernismo é um ecletismo, isto é, mistura várias tendências e estilos, abrigados sob o mesmo nome. Para ele, o pós-modernismo não tem unidade; é aberto, plural e muda de aspecto se passamos da tecnociência para as artes plásticas, da sociedade para a filosofia. O autor trata o pós-modernismo como um “fantasma”, destacando que ele invadiu nosso cotidiano com a tecnologia eletrônica de massa e individual, visando à sua saturação com informações, diversões e serviços.

2.1 O Processo Criativo do Artista Salvador Dalí

Pintor e escritor catalão, Dalí entrou no grupo aproximadamente em 1929, depois de quatro anos após a publicação do Manifesto. Inspirado na escrita automática que consistia em escrever sem as travas do pensamento racional, trazendo ao máximo as ideias do inconsciente, o método de Dalí era a formulação de algum delírio, ou paranóia, e torná-la objetiva. Um exemplo desse método está no livro El mito trágico de “Angelus” de Millet, do próprio pintor, que, a partir de uma indagação gera uma série de delírios, baseados nos estudos psicanalíticos da época, que interpretam a cena da obra “Ângelus”, um quadro do francês Jean F. Millet pintado no século XIX. Mesmo após o desligamento do grupo surrealista, Salvador Dalí continuou produzindo seus quadros ditos como surrealistas. Também fez parte de vários projetos tanto no teatro, como na moda, na publicidade e até apareceu em programas de entretenimento da televisão norte-americana. Salvador Dalí se expôs ao público em quase todas as formas de mídia que era possível na época, levando o nome do surrealismo junto consigo, mesmo já não pertencendo mais ao grupo. Inclusive, quanto perguntado sobre o que era surrealismo, ele respondeu: “O surrealismo sou eu”. Inclusive, em seu livro Diário de um Gênio, Dalí afirma ser o único surrealista integral do grupo e, por ser excessivamente surrealista, foi expulso do grupo (DALÍ, 1983, p. 22-23).

3. Moda, Modernidade e Pós Modernidade: Conceitos Iniciais

A modernidade, segundo Moura (2008), tem na moda um importante meio de sua produção e expressão. A moda apresenta o perfil da sociedade e os usos e costumes do cotidiano e longe de ser algo estático dá liberdade de refletir, criar, participar, interagir e transmitir estes costumes.

Para o mesmo autor, o desenvolvimento de projetos no segmento da moda tem sido utilizado como referência e fonte de pesquisas a arte. Da mesma forma, diversos artistas na história da arte criaram objetos de moda despertados pelo objeto de uso cotidiano como referência para criação de obras artísticas. Ainda neste sentido, a criação em moda visualiza na arte, em seus princípios e na sua linguagem, importantes referenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com