TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade prática de ensino - cruzeiro do sul

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Polo: Marília/SP

Nome: Rosa Lopes Pontes

RGM: 22196226

Título/Unidade: O conhecer da criança, a descoberta de um novo universo por meio da arte – Unidade I

Texto resposta:

O conhecimento da criança passa pela mão, pelo olhar, o ouvido e a alma. Como diria Piaget, o conhecimento para a criança precisa ter um significado. A criança na fase sensório- motoro ( do nascimento aos 2 anos) precisa usar ao máximo os sentidos para compreender o mundo que a cerca, ela começa a desenvolver a capacidade de formar uma representação mental dos objetos. A arte para ela passa pelas mãos, pelas texturas, pelo sistema vestibular inteiro. No segundo momento de formação, na segunda fase: a pré-operatório que vai até o termino da primeira infância, a criança continua a usar os sentidos para compreender a arte, mas agora sua mente já possibilita ter memória dos objetos e usar a imaginação aplicada ao ter contato com a obra.

Porém, nesse período a criança ainda não possui a visão do outro, o que faz com que a arte só se centralize nele. A criança possuem a curiosidade e olhar atento a tudo que lhe cerca, ela quer inventar um mundo a sua maneira, um mundo que tem plenitude na sua imaginação das coisas, que os significado passa por conceitos que só existe em sua pequena mente infantil, mente essa que enfrenta cada nova descoberta com a alegria, inclusive a descoberta do seu corpo, de si mesmo no contato com o objeto da arte, quando ele cria a arte.

Usa de linguagens a mil, linguagens que só ela compreende, pois é de um mundo que foi criada em sua mente tão aberta a cultura, a maravilhar-se com tudo.

A fantasia é um processo caro a construção de sua compreensão do mundo, ela faz jogos com os sentidos para construir o castelo do seu conhecimento e nele poder habitar com tudo que é ela e como ela se ver.

Biografia

PIAGET, J.  – A Representação do mundo da criança, 1926 – editora Record;

PIAGET, J.  -  A Formação do Símbolo na criança, 1978 – editora Zahar.

Bibliografia

(Apague estes parênteses e digite aqui todos os textos/vídeos/sites de internet que você consultou para basear sua resposta. Caso tenha dúvidas em como referenciar um link de site ou livro, acesse: https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com