TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

August - psicanalise - charcot - filme

Por:   •  30/5/2016  •  Abstract  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

“AUGUSTINE”

Trata-se de um filme dirigido por Alice Winocour, estrelado por Stéphanie Sokolinski (Augustine) e Vincent Lindon (Jean-Martin Charcot); retratado em Paris, França, no final do século XIX.

O drama conta a história do professor Jean-Martin Charcot, do Hospital Pitié-Salpêtriere, que está estudando uma doença misteriosa, a histeria, que atinge apenas as mulheres. Devido a pouca informação sobre a doença e suas características peculiares, os ataques de histeria por vezes são confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa. Um dia, chega ao hospital a jovem Augustine, de apenas 19 anos, que teve um ataque durante o trabalho. Logo ela se torna objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar um bom tempo à garota. Augustine acredita que Charcot possa curá-la e, aos poucos, desenvolve uma relação especial com o médico.

Aspectos relacionados à teoria de Freud:

1- Histeria

No filme é retratado o Hospital onde as mulheres consideradas histéricas são internadas e estudadas por Jean-Martin Charcot. Podemos notar que inicialmente Charcot tenta entender a histeria a nível orgânico através de exames anatômicos, e chega a conclusão de que as manifestações histéricas vão além dessas manifestações anatômicas (como por exemplo a paralisia apresentada por Augustine no inicio de seu tratamento); a patologia é dotada de sintomas definidos que resultam em perturbações fisiológicas do sistema nervoso. Assim como Charcot, Freud também se interessava pelo estudo da histeria e adota o modelo fisiológico de se estudar a histeria quando assiste a uma palestra de Charcot.

2- Técnica de Hipnose

Charcot hipnotizava as histéricas como forma de induzi-las ao histerismo para que fossem estudados suas características e sintomas. Freud, por outro lado, utilizava da hipnose para que o nível da consciência fosse baixado, a fim de acessar os conteúdos ocultos da mente.

3- Transferência

É possível notar em Augustine a transferência da energia sexual que lhe está recalcada, e que provavelmente seja a causa de suas atividades histéricas, em sua relação com Charcot; fazendo com que ela o deseje, assim como ocorreu com Ana O. e Breuer. Segundo Freud a transferência é caracterizada pelo deslocamento de um sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. É na transferência que o sujeito entra em contato com esses sentimentos sexuais inconscientes.

4- Cura após a Realização

Durante o desenrolar do filme, foi possível notar que a histeria de Augustine estava ligada ao desejo sexual reprimido. Quando ela se relaciona sexualmente com Charcot, os sintomas da histeria desaparecem por completo, pois o desejo inconsciente havia sido realizado, fazendo com que ela se curasse de imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com