TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Por:   •  2/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Fundamentos da Educação - 2º Semestre 2018

Prof. André Barioni

______________________________________________________________________

Turma DGMUS1801PETAOS (C1)

Bruno Amaral Carvalho (RA 8050116)

Portfólio 2 apresentado para a disciplina Fundamentos da educação, sob orientação do professor tutor André Barioni.[pic 1]

PELOTAS

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA


  1. Atividade

Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Nesta etapa, seu texto deverá conter até 3 laudas. Lembrando que, os alunos que não possuem Atividade de Prática nesta disciplina deverão realizar somente esta primeira etapa e postá-la no Portfólio.

  1. Tecnologias de Informação e Comunicação na Música

A utilização das Tecnologias de informação e comunicação na Educação Musical vem crescendo com o decorrer do tempo e fazem parte de um contínuo processo de desenvolvimento educacional, pois, estimula novas experiencias aos professores e alunos, desenvolvendo competências musicais diversas e proporcionando maior interatividade e dinâmica ao ensino. Devido a grande quantidade de softwares presentes no mercado, as TiCs vem sendo utilizadas para auxiliar e potencializar todo o processo de ensino e aprendizagem na educação musical, como ferramenta de apoio em diversas áreas dentro da música, como por exemplo com o uso da internet, podemos trabalhar com atividades de WebQuests e Podcasts, mas também pode-se utilizar softwares específicos que possuem como finalidade a criação de partituras, sintetização sonora, gravação, edição  e mixagem de áudio e sequenciadores, que fazem com que o aluno absorva o conhecimento de uma diversificada.

As TICs promovem diversas mudanças nos processos de ensino e comunicação pedagógica, e adequam-se aos jovens e alunos dos tempos modernos, pois estes cresceram em uma cultura modernizada e em ambientes mais tecnológicos, o que faz com que eles não se encaixem tanto quanto os jovens de antigamente ao processo de ensino que foi determinado há muitos anos.

A instituição ou meio de ensino em que está inserida a educação musical, precisa investir na formação e qualificação de professores e em tecnologias, pois o os professores e alunos precisam despertar a consciência sobre a importância da tecnologia atualmente e necessitam dominar o uso das TICs, para que assim possam aplica-las e aproveita-las com maior eficácia no ensino e aprendizado da educação musical. As TICs expandiram o ensino para foram das salas de aula, e fizeram com que as atividades educativas possam ser aplicadas sem que haja encontros pontuais e presenciais entre alunos e professores. Como grandes exemplos atuais da aplicabilidade das TICs, temos o Youtube que serve como um meio altamente eficaz e motivador de passar conhecimento ao aluno através de diversas vídeo aulas presentes no site, e temos também as plataformas virtuais que geraram a disponibilidade de desenvolver e aplicar a educação a distância através de cursos e faculdades que se utilizam intensamente de diversos tipos de recursos como a elaboração de materiais didáticos em forma de vídeo aulas, fazendo com que a interação e comunicação entre alunos e professores não esteja mais limitada a um local físico de encontro determinado.

A internet desempenha atualmente um papel extremamente importante no aprendizado da música, devido grande facilidade com que se tem acesso a uma extensa quantidade de materiais (E-Books, videoaulas, cursos e etc...) de muitas fontes diferentes, que possuem métodos de ensino diversificados, que podem ser consultados sem custo algum. Até mesmo ao ensinar atividades mais práticas como a de tocar instrumentos, as TICs se mostram muito competentes e eficazes, pois tendo como exemplo o violão, é possível encontrar na internet diversos sites que apresentam conteúdo como a cifra, a letra da música, e ainda disponibilizam vídeo aulas feitas por profissionais da área, onde eles ensinam de forma prática como executar determinadas músicas, como também ensinam exercícios para melhorar a prática do instrumento, além de disponibilizarem materiais de apoio como apostilas digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com