TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVIVER RESPEITA O ALUNO E CUIDAR DA SUA INDIVIDUALIDADE

Por:   •  6/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

CONVIVER RESPEITA O ALUNO E CUIDAR DA SUA INDIVIDUALIDADE

         Uma pesquisa realizada pelo MEC (Ministério da Educação), OEI (Organização dos Estados Interamericanos) e Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciencias Socias). Mostram que alunos valorizam docentes que saiba estabelecer diálogo, além de dominar a disciplina.

        Uma das principais razões para a retenção do aluno no espaço escolar, é ter um professor que propiciar uma relação pessoal e de respeito Além do domínio do conteúdo. Para os alunos entrevistados na pesquisa um bom professor é aquele que saber a matérias mais além disso sabe conviver, respeitar e cuidar da individualidade de cada aluno. Dessa forma pode-se concluir que no espaço escola a convivência e o respeito que o professor propiciar no espaço escolar, são fatores decisivos contra a evasão escolar.

ACOMPANHAR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

        Segundo a pesquisa “Boas Práticas em Sala de Aula”, da Fundação Lemann, que observou 70 professores que alcançaram bons resultados de aprendizagem, o acompanhamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem está entre as cinco principais estratégias adotadas por eles.

Para auxiliar os alunos com maior demanda de aprendizagem, os professores lançam mão de estratégias, questionamentos e abordagens diversificadas e diferenciadas. Os trabalhos em dupla e em pequenos grupos são constantes nas aulas, com agrupamentos organizados a partir dos resultados de simulados, olimpíadas, avaliações internas e externas. Estratégias como fazer perguntas simples e retomar a discussão de conceitos já trabalhados, agregam e complementam a aprendizagem. Por vezes são mobilizados alunos com melhores resultados nas avaliações para auxiliar os colegas nas atividades em sala, tendo o professor como mediador. Isso libera o docente para dar atenção a grupos que necessitem de intervenções.

O grande benefício dos trabalhos em grupo é a troca horizontal. Segundo Regina Scarpa, os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes. Assim, têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com