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CULTURA E DIVERSIDADE:LINGUAGENS E CONTEÚDOS RELACIONADOS À ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

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PATRÍCIA MACHADO SALES

CULTURA E DIVERSIDADE:LINGUAGENS E CONTEÚDOS RELACIONADOS À ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

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BELO HORIZONTE

2018

PATRÍCIA MACHADO SALES

CULTURA E DIVERSIDADE:LINGUAGENS E CONTEÚDOS RELACIONADOS À ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Trabalho de Artes Visuais apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Arte Educação; Estética e História da Arte; Arte Brasileira; Arte Contemporânea; Práticas Pedagógicas em Arte: Conhecimento Artístico como Produção e Fruição

Orientador

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................05

2.1ABORDAGEM TRIANGULAR..................................................................06

2.2 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA LEI10639/2003

........................................................................................................................07

2.3 ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA...............................................07

2.4 A ATUAÇÃO DOCENTE   DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA............08

2.5 A INTERDISCILINARIDADE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA

DA ARTE-EDUCAÇÃO..................................................................................09

3 PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE...................................................09

4 CONCLUSÃO..............................................................................................12

REFERÊNCIA.................................................................................................13


  1. . INTRODUÇÃO

Através da proposta de trabalho do colégio Interação os docentes de Artes tiveram o grande desafio de elaborar um projeto interdisciplinar que ressalta-se a Arte Contemporânea Brasileira ,no sentido de demonstrar que artistas brasileiros  são produtores de artes para diversas vertentes e tempos,ao mesmo tempo em que a exteriorização artística se mostra capaz de remotar o passado e o presente.Inculcando os alunos a buscarem informações sobre suas raízes.

O presente trabalho se propôs a  fazer uma investigação sobre a pluralidade cultural e suas manifestações no âmbito escolar,o qual abriga  um grupo  de pessoas  de diversas ,tradições e costumes. O projeto   tem pressuposto teórico a lei  10639/03 ,autores como Paulo Freire  , J Gimeno Sacristan  e Ana Mae Barbosa dentre outros.Também se ampara nos Parâmetros Curriculares Nacionais.O ambiente escolar é um lugar social de instrução,é onusto das diversas manifestações culturais e identitárias.Nesse contexto,a pesquisa  sobre o tema transversal Pluralidade Cultural,possibilitou a feitura do trabalho,apoiado-se também na Arte Contemporânea Brasileira e nas inquietações sobre o fazer docente da Arte no currículo escolar.Saviani delineia o currículo pedagógico baseado em informações das culturas reiterando que nele estão inseridos as disciplinas de ensinamento,suas organizações pelos graus  da escola e sua incumbência horária ,sendo retirado da cultura cotidiana(SAVIANI, 1998, p.35).Segundo o autor:

O programa curricular versa sobre a escolha,sequenciação e o doseamento de assuntos da cultura a evoluir em circunstâncias de ensinar e aprender de forma dialética e apreender pensamentos ,culturas e suas demonstrações em diversas vertentes instrutivas ordenando disciplinas  do currículo escolar ,com indícios de práticas de experimento para a sua solidificação e ponderação. (SAVIANI, 2003, p. 35).


2. DESENVOLVIMENTO

Em uma reunião pedagógica ficou acordado que os professores de Artes  da turma do quinto ano,elaborariam um plano de trabalho,em que A arte Contemporânea Brasileira fosse explorada ,juntamente com temas interdisciplinares constados nos Parâmentros Curriculares Nacionais que menciona à cultura e diversidade:Para a execução do plano de aula serão necessárias quatro aulas de cinquentas minutos realizada no início do mês de novembro,culminando com o dia da vinte de novembro que comemora o Dia da Consciência Negra.Foi decidido entre os docentes que a Abordagem Triangular permeará as aulas.

 O desafio da Proposta pedagógica consiste em combinar  de forma interdisciplinar quatro artistas que tenham abordado em sua obra o mesmo tema de várias formas de expressão artística e valorizar e conhecer a Arte Contemporânea Brasileira.Para efetuar o trabalho com as turmas foi apresentado aos alunos temas que fizessem sentido e que eles puderam escolher qual seria trabalhado.Conforme Bzuneck (2000, p. 9) “a motivação, ou o motivo, é aquilo que move uma pessoa ou que a põe em ação ou a faz mudar de curso”. em sentido para os mesmos e que se contempla a propositura do trabalho.Foi decidido que trabalharíamos as questões étnicas e o respeito as diferenças sejam quais forem.O desenho Milly e Molly fotografia de Angélica Dass (Fotógrafa brasileira)com o trabalho “Humanae”. Quadro Operários, de Tarsila do Amaral e o livro Minha Família Colorida.


2.1 ABORDAGEM TRIANGULAR [pic 6]

2.3 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA(LEI10639/2003)

A diversidade cultural é uma questão que vem sendo analisada por diversos campos  do saber ,tencionando o tratamento da multiplicidade instrutiva e de  inúmeras expressões culturais vivenciadas na coletividade.O câmbio entre profusas e diferentes culturas podem oportunizar o intercâmbio entre vários povos ,costumes ,norma de atitudes,comidas típicas e assuntos ligado à arte,por fim engradecer os  conhecimentos globais e interculturais.Esquadrinhar a construção histórica dos povos retrata o enaltecimento  e o desenvolvimento do espólio de tradições e costumes do povo brasileiro emergindo nos discentes o construto coletivo ao longo de toda história  vivida pela raça humana ,de modo encadeado e cêntrico no conhecimento e na capacidade crítica.No ano de 2003 entrou em vigor a lei nº10639,que efetivou a norma obrigatória que aborda o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas etapas do ciclo fundamental e médio  da educação.A inserção da temática transversal no currículo escolar proporciona o labor interligado interdisciplinar,melhorando e ressignificando  a questão transversa cultura e pluralidade.Desta maneira a Arte não pode se furta-se da redenção e enaltecimento da cultura do país,integralizando a propositura pedagógica do lócus educacional.Na Convenção Mundial em luta contra o racismo ,a segregação racial ,ao xenofobismo e as todas formas de preconceito,umas das proposituras apoiadas e adotadas pelo governo do Brasil foi a de inserir no programa didático a matéria História Geral da África e do Negro no país,Contudo  a proposição do mobilização social negra,foi contemplada com a raificação da lei 10639/03,proveniente do plano de lei número 259,proposto pelos deputados Esther Grossi e Benhur Ferreira.

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