TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de imitação

Por:   •  1/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito de imitação

Para Sócrates o pintor e o escritor, quando imitam, reproduzem o que veem o exterior das coisas ou pessoas. Como não existem partes totalmente belas é necessário reunir várias partes de coisas e espécies para transformar em algo excelente. E se conseguem fazer isso é porque já tem em mente um modelo ideal. “É que o artista, e particularmente o escultor, alcançando a beleza, consegue também alcançar o estado interior, os movimentos da alma do seu modelo”.

Na “Poética de Aristóteles”, imitar é representar, copiar o mais próximo da realidade, colocar todos os detalhes, linhas, cores, volumes e movimentos. O homem tem a tendência para imitar encontra prazer nas imitações, o processo é compartilhado tanto pela natureza quanto pela arte. A imitação é vista como produção.

Platão tem uma visão sobre a imitação de que é ilusória, enganadora, que simula uma realidade que não existe. E o artista só imita por falta de conhecimento.

Exemplo: Na música, a imitação é bem praticada, principalmente no coro (refrão ) e também muito utilizada na pedagogia musical como nos cânones. É um recurso que valoriza o movimento musical coordenado, porém diferentemente do propósito das outras artes como a poesia e a pintura. Em Frères Jacques “uma parte instrumental ou vocal expõe um fragmento melódico, para, logo em seguida, outra parte ou voz entrar com a imitação ou cópia deste mesmo fragmento”.

Dessa forma, a melodia imitada teremos o cânone.

Pode-se observar, que na música a imitação apresenta um caráter lúdico, crítico, engraçado, satírico como é verificado nas paródias musicais, ou seja, uma versão diferente da música original, usando recursos de ironia e deboche com efeito de humor. São músicas que estão fazendo sucesso principalmente nas redes sociais (facebook, whatsapp, you tube, etc).

Como a imitação pode estar presente na FORMA e no CONTEÚDO do exemplo do 1º item

O Cânone é uma composição ou parte de uma composição (um trecho musical qualquer) no qual uma voz ou parte – chamada dux – é imitada por uma outra voz ou parte – chamada comes. Em seu modo mais simples o comes tem as mesmas notas na mesma sequência do dux, ou seja, a mesma melodia uma música que é construída por uma voz/melodia principal e seguida por outras vozes/melodias, que se originam da voz principal, seja por imitação ou por inversão, as vozes imitam a linha melódica cantada por uma primeira voz, entrando cada voz, uma após a outra, uma retomando o que a outra acabou de dizer, enquanto a primeira continua o seu caminho: é uma espécie de corrida onde a segunda jamais alcança a primeira.

Há várias formas utilizadas para se compor o cânone por número de vozes, intervalo para o qual cada voz sucessiva é transposta em relação com a voz precedente, se as vozes estão inversas, retrógradas ou inversas-retrógradas (a letra da musica/ melodia pode ser cantada de traz pra frente, de cabeça pra baixo); a distância temporal da entrada de cada voz, entre outras formas, isso depende da criatividade do compositor e da intenção daquilo que ele quer causar ao publico.

Analisando o exemplo citado no item 1 (cânone), podemos perceber que a imitação está presente tanto na forma (sons, melodia), quanto no conteúdo (letra da música, palavras). O cânone é uma técnica imitativa e uma “forma” [no sentido de uma obra], o compositor usa as ideias, a criatividade com a intenção de causar surpresa, risos, ao público. O aspecto mais importante que define a ideia do cânone é que as partes devem estar baseadas "nas mesmas notas (e pausas)" desde o início até o fim de uma mesma melodia ou fragmento melódico. Porém existe alguma flexibilidade permitida - existem procedimentos canônicos idênticos a procedimentos imitativos utilizados, por exemplo, na fuga: o comes pode executar as notas do dux tanto acima quanto abaixo (contraponto inversível), com o dobro ou mais da velocidade (diminuição), com metade ou menos da velocidade (aumentação), em ordem inversa (retrógrado), com o sentido inverso dos intervalos (inversão), ou ainda combinando estas técnicas umas com as outras, ou mesmo com outras mais exóticas. Compor e organizar "belas" melodias em cânone desta forma, com os resultados ainda seguindo as regras do contraponto, é um feito intelectual da mais alta ordem. Bach, com sua incomparável proficiência e fluência no contraponto, utilizou com mestria todos esses dispositivos, mas, utilizou-os artisticamente.

Função: Qual é o papel que o padrão da imitação desempenha na sociedade, na vida das pessoas? Como ele ocorre ou provoca a Identificação ou Catarse?

As artes para Sócrates, tocam o real pela semelhança de suas representações e serão mais perfeitas quanto mais se aproximarem da “beleza exemplar” que tem por função imitar. Platão relaciona determinados modos harmônicos com determinados sentimentos e qualifica os ritmos pela escala moral das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com