TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue o Que é Fato Folclórico?

Por:   •  25/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Portfólio

(Atividade/portfólio - Ciclo 2)

Nome: Bianca Gomes Rodrigues

RA: 8127216

Matéria: Folclore e suas tradições

Professora: Arethusa Almeida de Paula

Curso: Artes visuais – Licenciatura

Rio de Janeiro, 2023

Descrição da Atividade:

A partir dos seus estudos sobre as Unidades 1 e 2, responda as seguintes questões:

  1. Conceitue o que é Fato Folclórico?

É a cultura do popular, tornada normativa pela tradição. Compreende técnicas e processos utilitários que se valorizam numa ampliação emocional, além do ângulo do funcionamento racional. A mentalidade, móbil e plástica, torna tradicional os dados recentes, integrando-os na mecânica assimiladora do fato coletivo, como a imóvel enseada dá a ilusão da permanência estática, embora renovada na dinâmica das águas vivas. O folclore inclui nos objetos e fórmulas populares uma quarta dimensão, sensível ao seu ambiente. Não apenas conserva, depende e mantém os padrões imperturbáveis do entendimento e ação, mas remodela, refaz ou abandona elementos que se esvaziaram de motivos ou finalidades indispensáveis a determinadas sequências ou presença grupal.

2) A partir do seu entendimento sobre o fato folclórico, conceitue cada uma das características que o compõe:

a) Anonimato: o autor é desconhecido.
b) Coletividade: tem aceitação coletiva.
c) Espontaneidade: É de origem espontânea nas ações populares e não tem relação com instituições governamentais educacionais, religiosas, científicas ou artísticas.
d) Tradicionalidade: sua origem está perdida no tempo, sendo transmitido de geração a geração.
e) Persistência: persiste ao longo do tempo mesmo com variações, isto é, não desaparece.
f) Funcionalidade: possui uma função social bem definida, ainda que inconsciente, isto é, foi gerado por uma necessidade social e mantém-se graças a ela.
g) Modificabilidade: é flexível, adaptável e mutável, mantendo, no entanto, sua essência funcional.
h) Transmissão oral e interpessoal: é transmitido de geração a geração por meio da aprendizagem informal, que ocorre, normalmente, entre membros da família ou da comunidade.

3) Disserte sobre uma manifestação folclórica que acontece na região em que você mora, indicando como esses conceitos podem ser observados nesta manifestação. Apresente imagens.
A dissertação deverá ter no mínimo 20 linhas
.

Eu moro no Rio de Janeiro, e uma das manifestações folclóricas mais comum e famosa é o carnaval, e na cidade do Rio de Janeiro é conhecida por sua rica cena cultural e diversas manifestações artísticas, mas o maior evento cultural que a define é o Carnaval. O Carnaval do Rio de Janeiro é uma celebração lendária que acontece todos os anos, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo. Este evento é famoso por seus desfiles de escolas de samba no Sambódromo, onde enormes carros alegóricos, dançarinos e músicos se apresentam em um espetáculo magnífico. Além disso, os blocos de carnaval de rua também são uma parte essencial da festa, com multidões se reunindo para dançar, cantar e celebrar nas ruas da cidade. O Carnaval carioca é uma manifestação cultural que combina música, dança, tradição e criatividade em uma escala impressionante. Ele reflete a alma vibrante da cidade e a paixão de seus habitantes pela festa. Além disso, o Carnaval tem uma importância econômica significativa para o Rio de Janeiro, impulsionando o turismo e gerando empregos temporários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (318.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com