TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criadores da Moda

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

Fratelli Prada foi como a atual Prada começou suas atividades, era uma loja na famosa Galeria Vittorio Emanuele em Milão, onde vendia baús importados e artigos de couro italiano. Em 1978 os negócios passaram de mãe para filha, Miuccia Prada (1949-) apesar de parecer a escolha mais improvável para comandar a loja, assumiu os negócios mesmo assim. Ela tinha doutorado em ciência política e apoiava o direito das mulheres.

As primeiras versões dessas bolsas discretas, chiques e práticas que viraram um sucesso entre modelos e fotógrafos, foram lançadas no começo da década de 1980. Eram feitas de náilon preto bem utilitário, material pesado usado no forro das malas e depois, usaram sarja de náilon mais prática, que foi desenvolvida especialmente para a primeira “it bag” da marca. E em quatro anos a Prada teria munição suficiente para lançar a sua coleção prêt-à-porter, com roupas que refletiam o mesmo talento para essa discrição clássica.

 Ralph Lauren (nascido Ralph Lifshitz, em 1939) antes uma figura escondida por trás da etiqueta, surgiu na década de 1980 estrelando as próprias campanhas publicitárias, apresentando vídeos e se fazendo presente nas principais festas de gala beneficentes. Em Londres no ano de 1981, um anúncio de sete páginas na Vogue britânica apresentava a loja da marca Polo, em Londres, com uma foto de página inteira do próprio estilista bilionário, vestindo o jeans e o cinto de caubói que viraram sua marca registrada.

Ralph Lauren acreditava que a moda moderna estava relacionada a pertencer a um estilo de vida ou um grupo no qual cada um se sentisse bem, parecesse bem e tinha que estar ao próprio alcance. A moda tinha que parecer disponível para todos, independente da realidade econômica que eles viviam, assim como o sonho americano.

Ele também tinha conhecimento do claro apelo comercial do estilo norte-americano: "O gosto norte-americano tornou-se uma referência internacional muito importante" [...] "Criamos a roupa esportiva. Nossa cultura é mais moderna por causa da maneira como vivemos. Viajamos, somos atléticos, nos mexemos". Em 1986, Ralph Lauren abriu sua loja conceito em Nova York na elegante Mansão Rhinelander, na avenida Madison, criando a mais suntuosa mise-en-scène do varejo.

O inicio dos anos 1980 marcou uma virada para Vivianne Westwood (1941-), começou sua campanha para revolucionar a moda. A coleção Piratas de outono-inverno 1981-82 mostrou um cenário unissex romântico, com corsários e dândis.

Depois de se separar de Malcolm Mclaren em 1983, Vivianne Westwood começou a construir um estilo original surpreendente, que muitas vezes foi baseado na releitura contemporânea de roupas tradicionais. Sua coleção Mini-Crini, de primavera-verão 1985, mostrou a releitura da recatada era vitoriana. Jaquetas e camisas empurravam o busto para fora, marcavam a cintura e arqueavam as costas e o quadril. A coleção Harris tweed, de outono-inverno 1987-88, trouxe de volta peças-chave do guarda-roupa do século XVII.

        Westwood inspirava ao mesmo tempo respeito e admiração. O público se impressionava tanto pela sua habilidade técnica como pela sua revolução criativa. Seu objetivo era uma revolução cultural: “É trabalho do artista vingar a violência de uma cultura e dar-lhe uma vida nova... meu objetivo é fazer os pobres parecessem ricos, e os ricos parecerem pobres”. Vivianne Westwood tem o costume de justificar suas ações em termos culturais abrangentes, uma atitude única entre os estilistas.

O estilista, Giorgio Armani (1954-), passou sua infância no pós-guerra em Picaenza, ele começou como vitrinista na loja de departamentos La Rinascente, em Milão, e conseguiu o dinheiro necessário para começar sua empresa ao vender seu fusca.

Em 1975, Giorgio Armani abriu o seu ateliê com um visual drasticamente chique – o terno desestruturado, que diminuía a diferença entre a roupa de trabalho e roupa casual. Em 1980, no filme ‘Gigolô americano’, apareceu várias looks do Giorgio Armani, o que fez com que o estilista ficasse no radar da moda de Hollywood e logo fez dele um dos estilistas mais vendidos do mundo.

Homens de todos os tipos vestiram um terno Armani, ele lançou sobre a nova geração de executivas que não se deixavam impressionar pela alta-costura exigente e apertada de Paris o mesmo encanto. A maior oportunidade para fotos do ano era a entrega do Oscar, que era a estratégia mais importante para Giorgio Armani. Depois de inaugurar sua loja em Beverly Hills em 1988, ele estabeleceu para si mesmo o objetivo de se tornar o estilista preferido da noite do Oscar, e ele conseguiu.

Issey Miyake (1938 -) foi um dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima. Ele estudou design gráfico na Universidade Tama Art em Tóquio e mudou-se para a Europa com a finalidade de estagiar com os estilistas Guy Laroche e Hubert de Givenchy. Em 1973, Issey Miyake exibiu sua primeira coleção em Paris.

Uma característica japonesa evidente nas roupas de Issey Miyake, é a concentração na fluidez e na textura. Miyake unia estilos, materiais, cores e habilidades tradicionais do Oriente, como por exemplo o matelassê sashiko. Ao longo da década de 1980, com a colaboração dos fabricantes de tecidos japoneses Miyake conseguiu possibilidades de criar materiais exclusivos e inovadores. Ele inventou  um método que permitia a uma prensa quente fazer pregas permanente em peças depois de cortadas e costuradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com