TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Erudita

Artigos Científicos: Cultura Erudita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Erudita

O conceito de cultura erudita foi criado a partir do século XVI, por oposição do conceito de arte popular, pois a mesma era mais cultivada, própria dos grupos sociais dominantes.

Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. É um adjetivo que pode estar relacionado à música, leitura, ou à cultura em geral. Está relacionada a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada. É também, aquela pessoa que tem vontade de aprender sempre, que está sempre estudando, procurando se aprofundar em assuntos cultos, sobre a história do mundo, das artes, da música. É uma produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. É produzida por uma minoria de intelectuais diversas especialidades geralmente dos segmentos superiores da classe média e alta, de uma elite social, econômica, política e cultural.

Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento por isso não é viável a uma maioria, e sim a uma classe que possua condições para investir nesses estudos a fim de obter o conhecimento.

A arte erudita é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação. É oposta à cultura de massa e mais próxima à cultura popular, mas o que as diferencia é que a popular se passa por tradição familiar ligada ao local onde vivem, e não é aprendida em academias ou escolas. Porém a sociedade brasileira está cada vez mais tendo acesso a cultura erudita por meio de programas de televisão como o propósito da TV Cultura e Futura e também o baixo valor para entrar em Museus e Centros Culturais, sem contar que alguns deles podem entrar gratuitamente, como é o caso da CPFL Cultura, eventos da Fnac, Itaú Cultural, Caixa Cultural que promovem palestras, debates, exposições, entre outros. Em várias localidades é apresentado nos grandes pátios Orquestras Sinfônicas abertas para o público, festivais de músicas e diferentes eventos promovidos pela Secretaria da Cultura das prefeituras. Universidades também promovem eventos culturais e científicos.

Essa cultura em si, é importante para todas as pessoas, inclusive aquelas que não são da elite ou que não possuam poder econômico para tal, pois é através dela que o conhecimento da cultura de pessoas que viveram no passado é transmitido para a atualidade.

Pessoas de todas as classes sociais tem o direito de presenciar a música, a dança, a história da cultura erudita. Até mesmo para mudarem seus conceitos sobre ela, terem um pouco mais de conhecimento sobre a história da musica e da dança clássica e saírem um pouco de seus conhecimentos limitados, saírem um pouco da cultura de massa e popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com