TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança e Movimento - Projeto Sociais

Por:   •  27/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

STEPHANYE MENDES BRITO

DANÇA E MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROJETOS SOCIAIS

Atividade no Portfólio – Ciclo 2, Disciplina de Dança e Música, do Curso de Artes Visuais a Distância – Centro Universitário Claretiano Orientador a distância: Juliane Raniro Hehl

Professor Responsável: Mariana Barbosa Ament

São Bernardo do Campo

Setembro de 2019

Introdução

No decorrer dos estudos foi observado, que a dança se desenvolve ao longo de muito tempo, sendo um aspecto muito importante para o desenvolvimento humano, contribuindo para o processo de elaboração da imagem corporal das crianças e jovens. Deste modo, devesse lembrar que o movimento é um fator essencial da vida e que, o contato com a dança, tornasse evidente a importância desta linguagem, sendo assim o Brasil teve e continua tendo importantes nomes na área da dança. Profissionais que se apropriaram de um estilo único, criando tendências mundiais como Deborah Colker.

Deborah Colker, é uma bailarina e coreógrafa brasileira conhecida por seus balés aclamados por críticos nacionais e internacionais, pois mescla nos movimentos de dança o malabarismo audacioso, como em alguns de seus trabalhos NÓ – Ballet de l’Ópera Nacional (2014), OVO – Cirque Du Soleil(2016), e entre muitos outros espetáculos.

Projetos Sociais

Diante disso, foi criado o grupo CMDC criado em 2005, localizado na Rua Benjamin Constant, no bairro Glória – Rio de Janeiro, um projeto que consistiu na criação de uma Cia de dança, visando apenas para jovens de comunidades de baixa renda, com o objetivo de identificar e potencializar talentos, proporcionando uma formação de bailarinos dotados de técnicas e trabalho corporal, para integrá-los ao mercado de trabalho com competência, para atingir espaços para outras grandes cias de dança.

Na audição de 2009, foram recebidos mais de 300 candidatos, e durante os 02 anos do projeto, foram selecionados 16 bailarinos onde puderam usufruir de diversas aulas diárias de Dança Contemporânea, Ballet Clássico, entre outras técnicas corporais, também Teatro, História da Arte e Dança, além de possuir Acompanhamento Psicológico e Fisioterapéutico, fora Bolsa Auxílio, Vale Transporte e Alimentação.

Ao final do Projeto a Cia de dança havia realizado 56 apresentações do seu espetáculo “Partida”, em diversas cidades brasileiras, com uma turnê inédita de 8 espetáculos, no maior festival da dança do mundo, a Bienal de Dança de Lyon, que em seus 25 anos de história nunca havia tido em sua programação um grupo social e amador contendo apenas jovens em seu grupo, depois disso o Projeto Social CMDC participou do Circuito Cultural SESI apresentando o mesmo espetáculo em 12 cidades do Estado do Rio de Janeiro, onde todos os espetáculos foram gratuitos.

Outro Projeto Social foi criado no bairro da Glória faz a divisão da Zona Sul carioca com o Centro antigo, sendo área que atualmente é alvo de intensas políticas de revitalização. Com tudo, apesar do histórico de importância cultural e política, a Glória vem sofrendo desde a década de 1960, com uma série de problemas de abandono, gerando o alto índice de drogas, roubos, violência, prostituição e deterioração da arquitetura local.

Desta forma, buscando a reversão deste processo e o resgate da auto-estima do bairro, foi criado o projeto “A GLÓRIA DA GLÓRIA”, estruturando 9 linhas de ação, unindo a comunidade através de ferramentas que visam a interação, educação artística e entretenimento, com isso dentre as nove linhas de ação foi criado o projeto “Crianças da Nossa Comunidade” . Visando apresentar para as crianças o universo da dança e outras formas de arte em que ela se relaciona, objetivando o cuidado com o corpo, a saúde, a importância da integridade física e respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com