TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê AJR

Dissertações: Dossiê AJR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 16

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).

Poderíamos explorar mais a arte no universo escolar, incentivar e valorizar, pois um povo que não tem contato com a arte é um povo sem cultura. Ela é importância no ambiente escolar, pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras por meio de relação com os sons, com as imagens, com expressões corporais, com a escrita e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive. O trabalho com arte nss escolas colabora para que cada individuo construa seu próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista, suas opiniões próprias a partir da troca de experiências que ocorrera no ambiente escolar afinal cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente.

Através da arte, o professor consegue avaliar o grau criatividade de cada aluno. No universo escolar se fala muito pouco sobre qualquer tipo de arte, já que muitas delas não estão acessíveis à grande maioria da sociedade, quer por conta do custo ou mesmo por falta de interesse.Desta forma, ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.

2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.

A arte erudita não é tão disponível para toda a sociedade, só para as elites. Normalmente esta conservada em museus e em coleções particulares, ela não tem preço material.

Arte de massa tem como alvo a população, o lucro é sua principal característica e procura sempre atingir o maior numero de pessoas possíveis.

Arte folclórica é uma arte apreciada somente no local onde ela foi produzida.

3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.

A arte folclórica e a popular são as artes que se prioriza no ambiente escolar. Estimular o ensino através de atividades que envolvam conhecimento sobre o folclore brasileiro e a cultura popular é uma prática pedagógica presente em algumas escolas públicas do País. Atividades lúdicas, que trabalhem a criatividade e ativem a imaginação dos alunos são utilizadas com objetivo de compreender a história do País e o contexto social.

Dessa forma, os alunos se identificam com os personagens apresentados e se sentem parte daquela realidade. É o que chamamos de “imaginário social” ou “comunidade imaginária”, presentes na cultura de um povo. Esses termos tratam da forma como as histórias são contadas, ou seja, como elas são imaginadas. Ao unir passado e presente, esses discursos são rapidamente transmitidos para as gerações futuras.

4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Na pré-história já se tinha manifestações artísticas como as pinturas feitas nas paredes das cavernas no período chamado de Paleolítico Superior. Os indivíduos que tinham essas aptidões de desenhar, criar e representar animais ou outras figuras reais e da imaginação usufruíam de certos privilégios, pois pensavam que eles eram mágicos, e essas imagens por eles representadas tinham o caráter antecipar os acontecimentos. A arte pré-histórica também chamada arte primitiva era empregada para os povos e civilizações primárias. Neste caso envolve as manifestações de povos indígenas, aborígenes que tinham uma cultura cheia de misticismo e superstições.

5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.

A ARTE CRISTÃ:

Após a morte de Jesus, os cristãos foram perseguidos pelo Império romano. Após a conversão de Constantino essa perseguição acabou. As pinturas nesse período eram feitas nas catacumbas e galerias subterrâneas, que serviam para os cristãos celebrar o culto, que até então era proibido. Aos poucos foram surgindo as pinturas nas paredes e tetos dos sepulcros maiores, que eram reservados aos mártires. Os símbolos usados eram o peixe, a palma, a cruz e a âncora, mais tarde surgem símbolos do Antigo e do Novo Testamento.

ARTE EGÍPCIA:

No Antigo Egito a arte tinha um caráter religioso e funerário. Essas características eram influenciadas em função da crença que os egípcios tinham da vida após a morte. As pinturas eram feitas em papiros e nas paredes das pirâmides, geralmente elas representavam o dia a dia dos ou o cotidiano dos nobres. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. O desenho chapado de perfil e sem perspectiva artística, é uma das características principais da arte egípcia, de perfil e sem perspectiva artística.

ARTE GREGA:

Os gregos buscam a perfeição e possuem características como a democracia, o racionalismo e amor pela beleza e pela vida, eles contemplavam a natureza e outras belezas e costumavam exprimir isso na arte. Os escultores gregos sempre buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição os escultores esculpiam suas obras nuas, pois acreditavam que a beleza está no corpo natural, como veio ao mundo, nu. Era uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se dedicavam exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego.

6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

A Igreja Cristã tinha o domínio intelectual e cultural, a educação ficou aos cuidados dos monges e sacerdotes católicos. E a arte foi subjugada às necessidades e aos interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com