TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCANTAMENTO MARAJOARA EM RODRIGUES: REQUINTE E SOFISTICAÇÃO EM MODA E EM CERÂMICA

Por:   •  3/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

NATÁLIA CRISTINA FERREIRA

ENCANTAMENTO MARAJOARA EM RODRIGUES: REQUINTE E SOFISTICAÇÃO EM MODA E EM CERÂMICA

Juiz de Fora

2016

NATÁLIA CRISTINA FERREIRA[pic 1]

ENCANTAMENTO MARAJOARA EM RODRIGUES: REQUINTE E SOFISTICAÇÃO EM MODA E EM CERÂMICA

Projeto experimental de conclusão de semestre apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, do 3º período do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda.

Orientadora teórica: Profa. Me. Letícia de Sá Nogueira.

Orientadora prática: Profa. Me. Luiz Fernando Ribeiro.

Juiz de Fora

2016


4.1.8 Epígrafe

Elemento opcional, que traz a citação de um pensamento que represente a gênese da obra. Pode ocorrer também no início de cada capítulo ou de partes principais. Deve ter no máximo 5 linhas em recuo de 8 cm da margem esquerda alinhada à direita.

Não existe preto, branco nem amarelo. Ou dividimos a humanidade em mais de mil etnias e línguas, ou acabamos com a classificação por raças, admitindo que somos todos parentes..

Diogo Mainardi


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ...........................................................................................

5

2

CERÂMICA MARAJOARA.........................................................................

6

3

WALTER RODRIGUES..............................................................................

8

4

ENCANTAMENTO MARAJOARA EM RODRIGUES................................

11

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................

13

REFERÊNCIAS......................................................................................................

14



1 INTRODUÇÃO 

O presente trabalho se trata de um Projeto Experimental de Conclusão de Semestre e tem por objetivo servir como um método de avaliação dos alunos do Curso de Graduação em Design de Moda, através da exposição dos temas selecionados e ainda da análise dos pontos em que estes possuem convergência e similaridade.

Para o estudo em questão, foram apontados como temas de discussão a Arte Marajoara, conhecida pelas cerâmicas originadas na cultura indígena da região Norte do Brasil; e o estilista brasileiro Walter Rodrigues, reconhecido pelo seu trabalho apurado em modelagem de tecidos fluidos e sua grande afinidade por temáticas étnicas.

O ponto de encontro entre os dois assuntos, permitiu a criação de um vestido contendo os aspectos peculiares tanto da Cerâmica Marajoara quanto da linha de criação de Walter Rodrigues, como forma de apresentar de maneira prática o levantamento bibliográfico feito.


2 CERÂMICA MARAJOARA

        As sociedades indígenas e sua estrutura cultural e artística sempre foram objetos de estudos de historiadores e antropólogos. A arte, para os povos sem escrita, seria concebida como uma forma de suprir uma necessidade individual ou coletiva, ou seja, através da criação de utensílios, artefatos ou adornos, e não seria simplesmente algo para se apreciar como um quadro ou uma escultura (AMORIM, 2010).

Um dos grandes exemplos de arte indígena é a cerâmica, atividade de moldar o barro endurecido através do fogo, criando artefatos para uso no dia a dia dessas civilizações, como vasilhas e vasos para acondicionar alimentos. No Brasil, a cerâmica de alta especialização manual, teve origem na Ilha de Marajó, passando, portanto, a ser reconhecida como Cerâmica Marajoara (ROSSA, 2009).  

A obtenção de informação histórica acerca da cultura indígena marajoara se baseia nos vestígios dos utensílios cerâmicos encontrados. Essa cerâmica tem o requinte como uma de suas características básicas, demonstrando uma cultura de alto desenvolvimento técnico e artístico, predominantemente abstrata, mas contendo uma padronização dos elementos estéticos decorativos, possuindo desenhos muito similares entre si (SCHAAN).

A arte marajoara é considerada complexa e se utiliza de um grande número de técnicas decorativas:

a cerâmica da fase Marajoara diferencia-se de outras da Tradição Polícroma da Amazônia por reunir características estilísticas e tecnológicas bem mais complexas (uso concomitante de excisão, incisões e duas camadas de engobo) e por ser mais antiga (500 d.C.) (Barreto, 2010, apud SCHAAN, 2007, p. 85).

Os artigos representados através da cerâmica estão basicamente divididos em tangas femininas, urnas funerárias, estatuetas humanas, utensílios para festas e dia a dia. As tangas femininas, feitas sob medida, eram usadas como vestimentas e também representavam a posição da mulher na estrutura social marajoara. As urnas funerárias, através da forma como eram adornadas, eram capazes de representar uma demonstração de poder e posição de destaque dentro da estrutura social que a pessoa ocupava. Já as estatuetas, podiam ser caracterizadas como instrumentos musicais (como maracás), além de estarem associadas a funções cerimoniais. Os utensílios, por sua vez, na maioria das vezes se associam ao preparo de alimentos e ainda, podem ser utilizados para servi-los, principalmente durante os rituais festivos e cerimônias em geral (AMORIM, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (461.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com