TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SARANDI ENSINO MÉDIO

Por:   •  8/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SARANDI

ENSINO MÉDIO

2° ANO

      Resumo sobre A Reforma de Lutero

 

Disciplina: História

Professor(a): Rakeli

Estudante: Milena Davis Ório

   

Sarandi, 13 de abril de 2020

     

Tema: Tempo: como nos influencia

Problema de Pesquisa: O que é o tempo?

Justificativa:

A pergunta “o que é o tempo ?” vem se alastrando a muitos anos, e geralmente a maioria das pessoas não sabe a resposta para isso. Na maioria das vezes dizemos que o tempo são as horas dos relógios, celulares, etc, mas você sabia que o tempo pode ser muito mais do que isso?

Em nosso dia a dia, geralmente dizemos que estamos atrasados ou que não temos tempo para fazer tal tarefa, mas o que exatamente é o tempo de que precisamos para realizar nossas ações?Por que o tempo está cada vez mais escasso de um dia para o outro?Ou por que não vemos mais os anos passarem?

Com certeza todos nós percebemos que nos tempos de hoje, envelhecemos muito mais rápido do que antigamente, mas por que isso acontece ? Deveras, o tempo é feito por nós mesmos, são nossas ações, atitudes, pensamentos, tudo influencia o nosso tempo.

Portanto, podemos dizer que os donos do tempo somos nós mesmos e cabe a nós organizá-lo da melhor maneira possível, para que tenhamos tempo para tudo.

Objetivo Geral:

Abordar a importância do tempo e como ele nos influencia em nosso dia a dia.

Objetivos específicos:

Investigar como o tempo nos ajuda e nos prejudica diariamente.

Analisar como as pessoas usam o seu tempo.

Elucidar o problema da falta de tempo.

Revisão de Literatura ou Fundamentação Teórica: A influência do tempo em nossa vida

Esse texto irá apresentar algumas características sobre o que é o tempo e como ele pode influenciar na nossa vida, além de alguns conceitos e frases que usamos diariamente.

passado, ciclos, duração, eras, momentos ou mesmo hístoria” (RAQUEL GLEZER, 2012, pág,1).

Mas  na verdade o tempo pode ser muito mais do que isso, “os relógios não medem o tempo” (MICHAEL SCHORTER, 2005, pág, 5). Quem mede o tempo somos nós mesmo!!! Nós devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível para que tenhamos tempo para tudo, incluindo nós mesmo e todo o resto.

Alguns filósofos acreditavam que o tempo não era o presente que estamos vivendo, segundo eles o tempo era o passado, o presente e o futuro juntos que se ajustavam a uma realidade. “Tempo não é direta e nem mesmo a tríplice divisão do tempo em passado, presente e futuro se ajusta à realidade linguística” (AUGUSTO HENRIQUE, 2001,pág, 4).

Alguns físicos ainda acreditam conseguir medir o tempo, mas não em horas ou segundos, eles medem em uma fórmula quase irreconhecível que somente verdadeiros gênios conseguem decifrar. Servem-se de fórmulas matemáticas nas quais o tempo desempenha o papel de um quantum específico. Mas o tempo não se deixa ver, tocar, ouvir, saborear nem respirar como um odor (RENATO GARCIAL, 2015,pág, 16).

Além disso, o tempo pode ser considerado como um fato histórico, pois ele relata uma ordem dos acontecimentos até os dias atuais. “O tempo e sua passagem pela vida humana sempre foram objetos de reflexão dos seres humanos” (LUISA RAFAELA, 2013, pág,21).

Agora vamos trazer o significado de tempo para nossas vidas e nossa dia a dia. Atualmente as pessoas dizem “estar se tempo para fazer tal atividade ou ir a algum lugar” (RAQUEL GLEZER, 2012, pág, 18), mas na verdade nós não sabemos organizar o tempo que temos, pois desperdiçamos ele em coisas inúteis do dia a dia e, não conseguimos ter tempo para fazer tudo.

Mas isso pode alterar nossa vida? Sim, o tempo pode mudar completamente o sentido de nossa vida. “Sentimos a pressão do tempo cotidiano dos relógios e percebemos cada vez mais intensamente à medida que envelhecemos” (MICHAEL SCHORTER, 2005, pág, 11).

Portanto, concluímos que o tempo não é somente as hora que vemos no relógio, o tempo pode ser muito ,mais do que pensamos como: um sentimento um momento especial,etc. E, devemos aproveitar ao máximo o tempo que temos para ficar com nossa família.

Hipótese:

1º Antes de pesquisar eu pensava que o tempo era somente as horas do relógio.

2º Pensava que o tempo não podia nos influenciar.

3º Pensava que não podíamos organizar o tempo.

Material:

Para a organização dessa pesquisa foram usados: internet, computador.

Método:

 Pesquisa Bibliográfica.

Cronograma:

28/02

14/03

28/03

04/04

18/04

25/04

02/05

09/05

Fichamentos

X

Problema da pesquisa

X

Capa

X

Tema e Justificativa

X

Objetivo Geral e Específico

X

Fundamentação Teórica

X

Hipótese, material, método, cronograma e referências

X

Impressão e entrega

X

Referências:

BOBBIO, N. O tempo da memória. Rio de Janeiro:

Campos, 1997.

CASTRO, Julio Eduardo de. A psicanálise e o tempo.

In Psicanálise & Barroco em Revista v.6, n.3: p.60-74,

Rio de Janeiro: UNIRIO, jul.2008.

DAVIES, Paul. ~ at mysterious K ow. In Scienti* c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com