TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eisenstein e a montagem - O Sentido do filme

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

O SENTIDO DO FILME -  A PALAVRA E A IMAGEM

Não só no cinema, mas em qualquer outro aspecto de nossas vidas, dois fatos/imagens juntos criam um novo conceito. Mais do que somente pela soma dessas imagens, a justaposição importa pelo seu produto. Eisenstein dá o claro exemplo de que “se colocarmos um túmulo e uma mulher chorando junto a ele, não resta dúvidas de que se trata de uma viúva”. Essa relação se torna importante pois o todo só existe a partir das partes. No caso, a viúva que surge a partir de duas imagens justapostas não é a simples representação da viúva, mas sim uma nova ideia.

Eisenstein reforça a importância dessa característica pois mesmo duas imagens que podem não ter a menor relação entre si, no processo de montagem, criam um sentido, uma terceira coisa, através da qual o espectador compreende uma ideia.

Outro exemplo interessante é o de que a figura geométrica formada pelos dois ponteiros de um relógio nos remete ao conceito do tempo, porém não são o próprio tempo, assim como o nome de uma rua não é a própria rua mas nos remete às lembranças dela. O conjunto dessas ideias é percebido dentro de nossas cabeças.

Eisenstein defende que, portanto, a imagem que vemos não existe como algo fixo, mas como algo construído. Este é o papel da montagem. O espectador não apenas vê as imagens em sequência mas também conceitos e emoções criados a partir da junção delas.

“Nossos filmes enfrentam a missão de apresentar não apenas uma narrativa logicamente coesa, mas uma narrativa que contenha o máximo de emoção e vigor estimulante”

Afinal, porque usamos a montagem? -  Dois pedaços de filme de qualquer tipo colocados juntos, inevitavelmente criam um novo conceito, uma nova qualidade, que surge justaposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com