TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FILME: O SEXTO SENTIDO

Por:   •  13/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

CAMPUS SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

ANGÉLICA CRISTINA MANCINI – N32632-8

JULIANA ALEGRETI SILVÉRIO – D5407D-1

MARIA ISABEL BORGES – N28369-6

FILME: O SEXTO SENTIDO

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

ABRIL / 2020

ANGÉLICA CRISTINA MANCINI – N32632-8

JULIANA ALEGRETI SILVÉRIO – D5407D-1

MARIA ISABEL BORGES – N28369-6

FILME: O SEXTO SENTIDO

Trabalho para obtenção de nota na disciplina de Teoria Psicanalítica, sob a supervisão da Profª Renata Elias.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

ABRIL / 2020

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal caracterizar as teorias da Psicanálise, sob as perspectivas filosóficas defendidas por Sigmund Freud, tendo como foco a relação existente e a interpretação através da história do filme que se chamada O sexto sentido. O filme relata fatos que ocorreram na vida dos personagens através de relacionamentos e interações sociais e culturais, que contextualiza o papel de um psicólogo e de um paciente que apresenta como queixa acontecimentos de visualização que somente ele consegue ver, e que correspondem a espíritos e pessoas mortas. Com o embasamento desses fatos na história do filme e das teorias freudianas sobre as funções da mente humana é construída no decorrer deste trabalho uma socialização crítica sob as percepções.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO......................................................................................................5

2- OBJETIVO............................................................................................................6

3- DISCUSSÃO.........................................................................................................7

4- CONCLUSÃO......................................................................................................10

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11

INTRODUÇÃO

Para cada um de nós, em sua experiência íntima, o fato de estar consciente é um dado bruto sobre si mesmo, cuja natureza parece insuscetível a qualquer análise ou explicação, ou mesmo a qualquer definição não circular (GOMES, 2003, p.117).

O estudo dos sonhos representa uma grande oportunidade de exploração da relação entre corpo e mente os modelos da psicanálise e da neurociência para os sonhos, embora muito distintos entre si, não devem ser vistos como antagônicos ou inconciliáveis, mas sim como complementares, acreditando que uma cooperação entre esses dois campos do conhecimento poderia ser mutuamente enriquecedora (MUNHOZ, 2009, p.77).

5

OBJETIVO

O principal objetivo deste trabalho está na compreensão da história do filme O sexto sentido e da análise dos fatos que são apresentados, será realizada a interpretação através do olhar psicanalítico; ou seja; ter a perspectiva da história com uma análise crítica sobre o assunto. Com o objetivo de realizar a assimilação entre a construção e o desenvolvimento da mente humana segundo Sigmund Freud que se caracterizavam entre as três funções da mente correspondentes ao consciente, pré-consciente e inconsciente e da estrutura da personalidade sendo eles o id, o ego e o superego.

6

DISCUSSÃO

Ao ingressarmos no universo da Psicanálise que corresponde à teoria defendida pelo filósofo Sigmund Freud é possível compreende seus aspectos e

processos mentais que ocorrem como um determinismo psíquico entre si, no qual estão interligados os pensamentos, sentimentos e lembrança.

O desenvolvimento e a construção da mente acontecem de maneira continua, mesmo que o sujeito não esteja completamente consciente da relação existente dos seus sentimentos e dos seus pensamentos. Assim Freud coloca em questão três processos de funções diferentes que a mente humana possui sendo eles o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.

O consciente caracteriza em algo que acontece exatamente neste instante, em que a pessoa está participando, informações que estão sendo estabelecidas naquele momento.

O pré-consciente é algo que ocorre de maneira intermediaria, pois entre as outras duas funções da mente, que são através dela que as emoções ficam guardadas, podendo ser acessadas ou não, como uma barreira existente de resistência dos sentimentos que a pessoa já viveu.

O Inconsciente é apresentado somente através dos sonhos, ele acessa coisas que nunca foram conscientes, informações excluídas do consciente porque foram reprimidas ou censuradas.

No entanto, com o conhecimento já existem como cada ser humano já possui um conjunto de estímulos sensoriais, no qual são chamados de órgãos dos sentidos, é atribuído um sentido de percepção extrassensorial, que se caracteriza em algo fisiológico em que é possível ter a visão; sentir através da intuição ou do pressentimento de causas, sendo processos que podem ser involuntários e que a sua conclusão somente é atribuída pelo inconsciente. Está percepção, no entanto muitas vezes pode ser interpretada como sendo algo paranormal, ou que pode ser ocorrido por algo divino.

7

A história do filme se passa com um contexto em que um psicólogo e terapeuta fora do local de trabalho está na companhia de sua esposa comemorando uma premiação e inesperadamente um homem que já havia sido seu paciente tem um surto e invade sua casa disparando um tiro nele e também tirando a sua própria vida, causando um abalo emocional muito forte diante das circunstâncias.

Mesmo depois de um tempo o psicólogo busca alternativas para se recuperar e ajudar seus pacientes, e assim ele conhecer um menino que apresenta queixas sobre ver coisas sobrenaturais e o seu comportamento é de uma criança tímida que não possui interação social tendo dificuldades para compartilhar sobre o assunto com as outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com