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Eixo integrador: Arte e tecnologias

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

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Eixo integrador: Arte e tecnologias

Londrina-PR

2018

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em ARTES VISUAIS - Universidade Norte do Parana

Professores: Aida Rosa Dieguez Sabio; Tatiane Jardim; Patrícia Alzira Proscêncio; Mariana Silva Franzim; Wesley Jedson Andrade Stutz.

Londrina-PR

2018


SUMÁRIO

1 NTRODUÇÃO.......................................................................................................................4

2 MODALIDADE E TEMA........................................................................................................5

3 JUSTIFICATIVA....................................................................................................................6

4 OBJETIVOS..........................................................................................................................7

5 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................12

8 ANEXOS..............................................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende elaborar um breve estudo que busca produzir referenciais capazes de embasar a criação de um plano de aula a partir da proposta que envolve, movimento corporal, as imagens das obras de arte de Edgar Degas e a interpretação do movimento em diferentes situações.

A vivencia direcionada pelos professores possibilitara aos educandos uma relação de aprendizagem por meio da música, dança e fotografia, partindo do pressuposto de que a aprendizagem cognitiva irá envolver, movimento corporal e cenário para que os educandos possam experimentar a sensação de harmonia entre movimento corporal me lugares diferentes. Utilizando ilustrações em folha de acetato e as fotografando exatamente na frente de uma imagem real, simulando situações adversas, explorando as possibilidades de harmonizar o movimento, a mistura de desenhos simples com cenários verdadeiros proporciona a expressão corporal no sentido de sua origem e sua presença na cultura, promovida no meio social no decorrer de gerações e também a sua presença na atualidade pautada nos métodos ativos e em novas propostas de pesquisadores e divulgadores do ensino de expressão corporal que a promovem como produção artística.

  1. MODALIDADE E TEMA

- Tema: Fotografia, Dança: Espaço e Movimento.

- Turma:  Nono ano do ensino fundamental.

- Duração: (2 aulas).

Tema escolhido fornecer conhecimento de quais são as estratégias em que o professor de Artes Visuais pode estar ensinando os seus alunos a ter um contato mais próximo com a fotografia e dança, e para isso é preciso utilizar métodos onde desenvolva as habilidades no aluno envolvendo a musica, fotografia e dança, tendo assim mérito, incentivos, persistência e criatividades

  1. JUSTIFICATIVA

Permitir que os alunos adquiram conhecimentos sobre a diversidade de pensamento e de criação artística, para expandir sua capacidade e desenvolver o pensamento cognitivo por meio do conhecimento estético e produção artística, possibilitando ao aluno a percepção da arte em suas múltiplas dimensões. Terão a oportunidade de reproduzir o movimento em diversos cenários com a utilização da folha de acetato para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performática, tendo o papel e a fotografia como suporte artístico.

Ensinar técnicas artísticas para crianças não é uma atitude que precisa ter como principal objetivo o surgimento de um novo artista. A ideia de uma educação fomentada pela visão sensível é formar sujeitos que estejam aptos a olhar para a subjetividade que é inerente ao ser humano.

E de acordo com Bruscia (2000) a musica da a atenção para o desenvolvimento das relações do individuo consigo mesmo, tendo em vista uma forma de estruturar pessoas através de maior contato com seus sentimentos e emoções.

Hoje na contemporaneidade os alunos vivem por meio eletrônicos e é preciso mostrar aos educandos sobre a importância da música, dança e fotografia no nosso bem estar.

Porém é preciso em que o professor utilize de métodos com bons planejamentos e estratégias como o uso do lúdico para o aprendizado, e mostrar aos alunos em que há vários tipos de formas de arte, mostrando assim a importância da diferença e do multiculturalismo na sociedade.

4. OBJETIVOS

Alfabetizar os sentidos articulando as áreas do conhecimento e os conteúdos estruturantes. Motivar e integrar os alunos com música, dança e fotografia percebendo a relação com o corpo.

Introduzir o aluno ao universo da fotografia e dos movimentos corporais.

Contribuir para o entendimento dos alunos acerca das manifestações musicais e suas origens.

 5. DESENVOLVIMENTO

A transposição realizada pelo grupo foi feita a partir da apreciação da obra de Edgar Degas, " Dancers Practising At The Barre", pintada em 1877 e que significa dançarinos praticando na barra. Após escolha da obra usamos uma impressão da mesma para extrair o contorno das personagens a partir de uma folha de acetato e um pincel atômico de ponta fina, obtendo assim a silhueta dos movimentos corporais presentes na obra. Em segundo momento fotografamos a transparência com um celular em alguns fundos diferentes dando sentidos diferentes a obra, podendo ou não criar harmonia entre movimento e ambiente.

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