TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Arte visuais e tecnologias contemporâneas

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

1 Ensino de Arte visuais e tecnologias contemporâneas

        Introdução

        O advento das tecnologias contemporâneas fez surgir a “sociedade do conhecimento”, tendo causado grandes alterações  na forma das pessoas interagirem e se relacionarem no mundo em vários setores. No contexto escolar, o computador, a Internet e os recursos midiáticos levaram a educação para uma nova dimensão, tanto pelas novas formas de mediação do processo do conhecimento, quanto pelo novo perfil dos alunos, sempre conectados com o mundo.

        Quando bem utilizados em sala de aula, os computadores conectados com a internet, reconfiguram o papel do professor e do aluno. Da mais autonomia aos alunos, tendo em vista que cria uma maior responsabilidade pela construção do conhecimento.

        Mas infelizmente, o ensino das Artes nas escolas enfrenta diferentes problemas, escassez de materiais didáticos, técnicos, estruturais e falta de investimentos na qualificação de professores formados na área, para orientar os alunos na investigação de novas áreas do conhecimento, o que para um grande número de estudantes brasileiros, os avanços tecnológicos é uma realidade ainda muito distante.

        O uso das tecnologias sem dúvida traz novas possibilidades à educação, mas exige uma nova postura educacional, uma nova postura social, uma nova postura artística. A sociedade está em  constante transformação e como educadores somos agentes dessas transformações, portanto aí a necessidade de como educadores, também precisamos reciclar-nos continuamente.

        Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem uma abordagem ampliada em relação ao ensino de Arte na escola, começando pela terminologia Artes Visuais, ao invés de Artes Plásticas. Enquanto a última aborda diferentes linguagens das artes plásticas, como pintura, escultura, gravura e desenho, as Artes Visuais aborda outras formas de expressão artística, como a fotografia, o cinema, o cinema de animação, a vídeo-arte e a computação gráfica

        Atualmente, a maior parte de crianças e jovens está inserida em uma cultura na qual o computador e a internet são comuns, fazendo com que o pensar e aprender estejam relacionados com a rapidez às informações das diversas possibilidades de caminhos que são oferecidos por esses recursos. Por isso é importante de se desfazer de posturas tradicionais e se adequar às mudanças. É preciso disposição para o novo. Portanto, é necessário participação, o interesse e o envolvimento de um coletivo escolar.

1 Tema

        Interação da Arte no Museu

        A partir da utilização de recursos tecnológicos, buscar  desenvolver habilidades registrando observações de visitas virtuais desenvolvendo a capacidade de sínteses de informações e conhecimentos.

        

        

        

2 Objetivo Geral

         Integrar as novas tecnologias ao ensino da arte tem como objetivo principal abrir novas possibilidades, de socializar, de interagir, de trocar, atingindo o individuo em todos os sentidos. A arte é uma área de conhecimento que vive uma nova realidade e explora novos meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com