TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdependência Entre Arte E Tecnologia

Artigo: Interdependência Entre Arte E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  7.720 Palavras (31 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 31

Interdependência entre Arte e Tecnologia:

Os anseios de uma expressão artística sem limites.

1. Arte, Tecnologia e Publicidade.

O tema escolhido pelo grupo faz referência à tecnologia incorporada à arte. Uma recente discussão do âmbito artístico é a validação das expressões tecnológicas como arte propriamente dita. Há controversas sobre o tema, enquanto alguns dizem que essas novas mídias não se propõe a ser arte, apenas tentam superar a expectativa artística, outros consideram essas expressões como demonstrações de arte sim, já que se apropriam de um material (eletrônico) como qualquer outra arte tradicional se apropria de outros materiais (telas, pincéis, pigmentos). A diferença é que o campo tecnológico é muito mais abrangente e permite maiores interações, se comparado ao campo tradicional.

A publicidade, mais do que qualquer outra ciência se apropria quase que exclusivamente dessas produções eletrônicas para desenvolver-se. Trata-se de um campo altamente dependente das inovações técnicas, já que a criatividade, hoje, está intimamente ligada à tecnologia.

Voltando à discussão que permeia a validação da tecnologia como arte, há diversos ramos que se apropriam de um aparato tecnológico para existir, mas nem por isso podem ou devem ser considerados arte. No entanto, quando o assunto gira em torno da publicidade, a aceitação artística dessa ciência é válida, já que busca-se utilizar o meio digital para criar novas peças pautadas em inovações que ganham experiências estéticas.

2. Resumo.

O presente artigo irá abordar a arte trabalhada pelo viés da tecnologia, e como essa nova onda tecnológica tem influenciado as construções em todo o mundo. A arte tecnológica apareceu com novas possibilidades. Se na arte tradicional as opções vão da representação fiel ao abstracionismo pleno, na arte eletrônica é possível mais do que representar: pode-se simular a realidade, os comportamentos, criar mundos virtuais realistas ou abstratos, criar formas de interação bem superiores em instalações diversas e ainda trabalhar com mídias interativas. As possibilidades vão muito além do que a mente humana ainda é capaz de imaginar e desenvolver.

Os textos aqui anexados são oriundos de publicações de artistas e cientistas reconhecidos internacionalmente por seus estudos que envolvem arte e tecnologia. Pode-se citar como referência Eduardo Kac, e seu estudo sobre a arte transgênica; Arlindo Machado e um breve panorama da história da arte e tecnologia no Brasil; Waldemar Cordeiro, buscando novas formas de integrar o público com a arte, explorando-a como meio de comunicação; Ana Bastos e os estudos da Nano Arte; e Lyotard, questionando se tecnologia é mesmo arte.

Com o passar dos séculos, a arte, que sempre foi campo de pesquisa e experimento se institucionalizou como um dos meios de questionar os rumos do mundo e da humanidade como um todo. Sua união à tecnologia possibilitou novas e inúmeras formas de criação e representação desse caminho. As novas expressões artísticas criadas foram se desenvolvendo de acordo com o caminhar da história e da necessidade do homem de criar novas artes que transmitissem ao mundo seus anseios, suas vivências e sua realidade. Assim, de uma simples imagem convertida em bits digitais, a uma alteração transgênica no DNA de um animal, o homem segue sua jornada tentando controlar e se apropriar das formar naturais para dominar o mundo.

3. Palavras-chave.

• Arte

• Tecnologia

• Publicidade

• Desenvolvimento

• Inovação

4. Introdução.

A arte está intimamente ligada com a tecnologia de seu tempo. A cada novo passo da humanidade em sua história, novas técnicas vem se desenvolvendo para suprir as carências de um povo que precisa superar obstáculos para viver e progredir. E cada nova manifestação artística cria seus valores, associando o passado e o presente, e afirmando ou questionando o tempo tecnológico. O artista, como inovador, sempre contribuiu com novos saberes sensíveis, transformando a arte e consequentemente a humanidade à sua maneira. Por isso a existência de tantos movimentos artísticos ao longo da história: cada povo busca traduzir sua essência por meio da arte. E cada essência é singular no todo.

O tradicionalismo artístico tem deixado de ser o foco dos movimentos contemporâneos. Pesquisadores e artistas independentes vem revolucionando o olhar tradicional com novas formas de expressão artística. Assuntos em pauta de discussões, hoje, referem-se a nanotecnologia (ou nano arte, quando aplicada), biotecnologia, arte online, arte digital e tantas outras inúmeras vertentes dessa nova tendência.

Para demonstrar todo esse universo no qual a tecnologia está incorporando a arte, o grupo pretende, por meio do presente artigo, fazer uma viagem pela história da arte e tecnologia no Brasil, desde seu surgimento até os dias atuais, enfatizando a introdução das principais formas artísticas no âmbito tecnológico. Posteriormente, serão comentadas, por meio de embasamento teórico de artistas renomados, as principais formas de arte tecnológica que se destacam no mundo hoje, como a arte digital, arte transgênica, nano arte e outras tantas formas que recebem menos destaque, mas que também fazem parte do portfólio desses teóricos e estudiosos. Na introdução desse conteúdo será apresentado um panorama da modernidade e sua quebra de fronteiras físicas e ideológicas bem como um questionamento que aborda a veracidade da tecnologia como uma forma de arte.

O tema arte e tecnologia desperta muito interesse na sociedade atual, que se vê dependente dos aparatos tecnológicos para crescer e progredir. O que seria de vida de cada pessoa atualmente, sem computador, internet e conexão em tempo real com o mundo? O que seria da ciência sem as avançadas tecnologias que foram criadas por ela, e para ela? O que seria da publicidade sem a dinamicidade dos meios de comunicação e sem as imagens digitais? Todas essas questões foram pensadas pelos autores e tentam, a medida do possível, nortear as novas descobertas e reflexões de um povo que já não consegue mais viver sem a digitalidade.

5. Desenvolvimento.

A modernidade de Baudelaire propiciou algumas alterações no cenário mundial antes conhecido. No pós-guerra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com