TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica

Por:   •  4/1/2016  •  Dissertação  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

As mídias interativas "estão mudando nossa percepção e nosso conceito de imagem rumo a um espaço multissensorial, de experiências interativas com uma dimensão temporal" (GRAU, 2007, p. 07).

        O estudo da estética digital vem de encontro ao momento em que vivemos. Devido ao grande fluxo de informações e imagens disponíveis em rede.

        A utilização dos recursos digitais pode ser considerada uma ferramenta poderosa, se associada a outros meios educacionais.

        Ainda não há conclusões acerca da utilização dos meios digitais como ferramentas educacionais, mas, sabe-se que gerações nativas digitais tem muita facilidade em utilizá-los.

        Segundo o material didático, juntamente com o desenvolvimento tecnológico da internet, modelos de arte e telecomunicação foram desenvolvidos por vários artistas, sendo o objetivo desse tipo de projeto era estabelecer novas ferramentas de interação a distância, gerando espaços virtuais que pudessem servir de plataforma para a criação de obras artísticas, muitas delas com forte acento social, nas quais os usuários desempenhavam um papel fundamental. (LYRA, 2013, p. 173)

        Depois da revolução da informática as mudanças decorrentes do abandono de técnicas tradicionais, o afastamento da ideia de arte como mercadoria, a reavaliação dos conceitos fundados na representação de formas, no Belo, na subjetividade, na individualidade e na artistificação dos meios deram lugar a novas formas de produção (DOMINGUES, 1997).

        Tudo isso aliado a um certo desejo de consumo das crianças e jovens torna desejoso o estudo da estética digital. Ainda assim deve-se levar em consideração que muitos dos nossos alunos ainda não possuem acesso à informática e/ou à rede mundial de internet, também devemos pensar que a utilização deve ser didática/pedagógica, e que seu uso implica altos custos dentro das escolas.

        Como o estudo da estética digital pode nos ajudar em nosso dia a dia? Como a Arte torna-se questionamento, ou provocação, ou reflexão, o seu estudo poderá tornar os estudantes mais críticos e reflexivos, ou até mesmo atuantes quanto ao desenvolvimento das atuais ditas Artes interativas.

        Estamos em um caminho sem volta, a utilização das mídias digitais faz-se presente na sociedade de uma maneira nunca antes vivida, observa-se a banalização dos meios de comunicação, onde simplesmente lança-se toda e qualquer coisa na rede, e do outro lado, vê-se os demais dispondo de tempo e dinheiro para “ver isso”, assim como na contramão vê-se que há uma busca incessante pela erudição, pela ampliação dos horizontes do conhecimento.

        O estudo estético digital torna-se necessário, pois faz parte da “contemporaneidade” humana.

        É preciso criar ambientes de aprendizagem nos quais os alunos sejam estimulados a tirar vantagem dos meios digitais. A internet, por exemplo, pode ajudar os alunos a explorar, a fazer críticas e análise de obras de arte que estão expostas em vários museus e galerias pelo mundo todo.

Logo, a Tecnologia Computacional pode servir como ferramenta para pesquisa e instrução em História da Arte, apreciação artística e estética. A internet também pode proporcionar um ambiente de desafios, acomodar estilos individuais cognitivos de aprendizados, além de proporcionar alternativas para interesses e estilos de aprendizagem diferenciados. Mas, para isso, é preciso ser ativo no processo de aprendizagem, ser capaz de criar novas possibilidades, tanto criativas quanto expressivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com