TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e moral

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Ética e moral

A ética e a moral, embora sejam diferentes, diversas vezes são comparadas e  consideradas análogas, no entanto, mesmo que sejam temas relacionados, elas não são iguais, porque moral se fundamenta na obediência as normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano. São confundidas desde o passado, pois atribuíam ao indivíduo de bom costume o mesmo significado da pessoa de bom caráter, ou seja, costume também é sinônimo de caráter, portanto surgiu a confusão, porém, apesar de parecerem semelhantes, ambas possuem suas disparidades. A palavra costume surgiu através da palavra moral, pois moral vem do latim, mos ou moris, que quer dizer “maneira de se comportar regulada pelo uso”; deste modo, pode-se relacionar o termo moral com costume e de “moralis, morale”, adjetivo que refere-se ao que é “relativo aos costumes”. A palavra costume também está relacionado com a ética, pois ética vem do grego ethos, forma de ser da pessoa, traduzida por caráter e ou costume. Deste modo, é visível a percepção de que ética e moral possuem diferentes significados no contexto filosófico, pois é clara a diferença entre ambas até mesmo em suas origens, pois uma vem do latim enquanto a outra vem do grego. Embora que as duas remetam a ideia dos costumes, é fundamental deixar claro que, por convenção, a ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, as regras, as obrigações e as convenções estabelecidas por cada sociedade.

Antes mesmo do nosso nascimento, os costumes já estão presentes, pois eles veem conforme a evolução de cada geração e consecutivamente formam a nossa sociedade. Por esta razão, por já existirem antes de nós vivermos, os mesmos são considerados inquestionáveis e quase que sagrados. Ética e moral estão relacionadas a um conjunto de costumes tradicionais de um povo, ou seja, as tradições de uma sociedade, onde são considerados os valores e os deveres para o comportamento dos que a constituem.

A moral é composta de um conjunto de costumes, e juízos morais de uma pessoa ou de um povo que possui caráter normativo. É um conjunto de normas, regras a serem cumpridas, determinando como deve ser o comportamento e ou a conduta de determinado indivíduo em seu respectivo grupo, submetendo-se ao dever, tendo em vista, o bem e o mal. Conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que tem por objetivo organizar as relações entre as pessoas na sociedade. Enfim, moral é o conjunto de regras aplicadas ao cotidiano e usadas de modo contínuo e singular. Essas regras orientam cada cidadão, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

A moral com relação a liberdade, fala sobre o comportamento pessoal, isto é, ter liberdade sendo responsável pela ética, não quer dizer que o ser tem de nascer perfeito, assim como, o homem caracteriza-se, por buscar seu aperfeiçoamento mediante suas ações, produzindo então a melhoria do seu ser. O ser humano vive como uma pessoa quando é dono de si próprio, pois sem possuir a liberdade de escolha lhe é impossível ser possuidor da responsabilidade ética. A liberdade se faz essencial para que exista então o ato moral, pois somos responsáveis pelos mesmos, visto que a relação entre a responsabilidade bem como os atos voluntários e pessoais são vistos como a liberdade ética que caracteriza cada pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com